Está em cartaz no Teatro Goiânia, no Centro da capital, o espetáculo 12 Homens e uma Sentença. A peça mundial chegou aos palcos goianos com o núcleo de teatro do Centro Cultural Gustav Ritter.

O espetáculo consiste em 12 jurados que devem decidir, se um jovem, acusado de esfaquear e assassinar o próprio pai, é culpado ou inocente. Destes, 11 têm a certeza de sua culpa, enquanto apenas um discorda por cogitar a possibilidade do réu ser inocente.

De acordo com a jurisdição norte-americana, só se deve votar pela culpa do réu caso não haja nenhuma dúvida de sua acusação, e como todos os outros 11 esperam para ir embora e acabar logo com o caso, a peça começa a criar conflitos.

A adaptação é do diretor Edson Fernandes, e estreou no Teatro Goiânia nesta quinta-feira (24), mantendo a mesma aura dos anos 50. “Nós deixamos o figurino com referências da época e optamos por tirar das falas, os vícios de linguagem, mas é tudo neutro, sem uma referência específica”, afirma Edson.

Entre os jurados da peça, há negros e pardos, o que para os Estados Unidos da década de 1950 seria impossível, devido à segregação racial vivida no país. A peça é apresentada na capital até domingo (28), em sessão única às 20h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).