O candidato Dr. Alsueres Mariano, do PR, foi o penúltimo entrevistado na rodada com os candidatos a prefeito de Senador Canedo, na manhã desta quinta-feira (15), no programa A Cidade Fala, da 730.

Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/setembro/15/dralsueres{/mp3}

Dr. Alsueres, ex-secretário de Saúde do município, disputou eleições para prefeito no ano de 2004, mas perdeu. Foi eleito vereador pela cidade em 2008, e se filiou ao atual partido, o PR, em maio de 2016. O candidato já foi aliado de Divino Lemes (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSB) em Senador Canedo, mas hoje afirma que possui candidatura independente e defende a desvinculação de modelos políticos que, segundo ele, são considerados passados.

“A política tem que ser modernizada e a alternância de poder sempre foi um fato positivo no desenvolvimento de qualquer país, cidade, e lá em Senador Canedo nós estamos acreditando que somos uma nova proposta, um novo projeto para nossa cidade e a alternância de poder virá agora nessas eleições. Considero que todos os gestores que passaram pela prefeitura, que tiveram oportunidade, eles já não são mais o futuro. Não podemos conduzir a nossa vida pelo retrovisor”, ressalta.

Lazer

Sobre lago no Residencial Paraíso, região central da cidade, o candidato do PR afirma que ainda não tem noção dos custos da obra, mas ressalta a necessidade de um projeto ambiental para depois levantar valores.

“Vamos buscar recursos sim, e vamos fazer daquele lago uma área de lazer, de convivência para a população daquela região. Não tenho noção de custo, mas acredito que deva ser um custo aproximado. É um lago grande, com área de lazer, com pista de caminhada, com quadras, vôlei de areia e várias outras atividades esportivas. Lá tem um córrego que forma um lago”, argumenta.

Crise econômica

O candidato Dr. Alsueres destacou o fator da crise econômica, que causou a diminuição da arrecadação no município, e afirma que apesar disso, houve uma compensação em função do aumento no valor de impostos como o Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“O crescimento populacional de Senador Canedo não acompanhou o crescimento da arrecadação. Realmente tivemos perdas nas arrecadações, principalmente oriundos do ICMS, mas acredito que ele tenha feito uma compensação, porque o IPTU da cidade, por exemplo, ele triplicou o valor, então houve uma compensação tributária e a arrecadação pode ter caído, mas a água de Senador Canedo se tornou bastante pesada quanto ao custo para o consumidor”, afirma.

Falta d’água

Com os tempos de seca enfrentados pelo estado e, consequentemente na região metropolitana da capital, que abrange Senador Canedo, o candidato pontuou que é preciso aprimorar as formas de captação dos recursos hídricos no município.

“A partir do momento que for realmente olhado de forma técnica, e buscado novos recursos e investimentos, principalmente na questão da captação da água na construção de barragens, no aproveitamento da água das chuvas, nós precisamos fazer um estudo muito bem feito em relação a isso, e eu acredito que nós vamos poder sim resolver o problema de água na nossa cidade”, pondera.

https://www.youtube.com/watch?v=ny7PLVRZ1dQ