No terceiro bloco do Debate Sagres, promovido pelo Sistema Sagres de Comunicação com os prefeitáveis de Goiânia, nesta quarta-feira, 28, a candidata pelo Psol Manu Jacob escolheu o tema educação e direcionou a pergunta para a Dra. Cristina (PL).

Manu: “A questão da educação está relacionada também com a valorização do trabalho dos professores e professoras. Nesse momento de pandemia temos que focar em ampliar ao máximo o acesso à educação. Mas existe um problema que é geracional, a falta de valorização dos profissionais que trabalham nesse processo de educação, não só dos professores. Como a gente pode avançar na educação do nosso município?”

A candidata Dra. Cristina (PL) inicia sua resposta falando sobre a importância da educação inclusiva e também sobre alguns problemas que a cidade possui: “Goiânia tem problemas estruturais em relação a isso, já tivemos momentos melhores da educação municipal. Goiânia ainda tem escolhas de placas, reduziu o número de profissionais dentro das unidades educacionais, especialmente dos auxiliares, o que impede um ensino adequado para pessoas com deficiência.”

Ainda sobre o ensino inclusivo, a candidata fala que é necessário ter profissionais do “chão” da sala de aula, preparados, que promovam a real inclusão. Ela também fala da questão estrutural das escolas, que é preciso ter acessibilidade física.

Trazendo a questão da valorização dos profissionais da educação, a Dra. Cristina afirma: “É fundamental a retomada de seus planos de carreira, cargos e salários e também o concurso público municipal. Nós temos um contrato precário, que é esse temporário. Inclusive, na pandemia, é a única cidade brasileira que suspendeu retroativamente contratos, mostrando um completo desprezo pela educação.”

Ela também falou que a educação feita virtualmente é importante e que se mostrou fundamental durante esse período de pandemia, mas que existem outras questões básicas que precisam ser resolvidas.

“Paralelamente a isso, nós podemos ampliar as vagas, ampliando as conveniadas, finalizando os CMEIs que estão em obras e também estabelecendo novas parcerias com o Sistema S e com escolas privadas” finaliza a candidata Dra. Cristina (PL).

Assista ao debate:

Emily Fernandes é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Sul-Americana (FASAM), sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.