O Atlético foi até o estádio Olímpico, em Porto Alegre, sonhando em conseguir ao menos um empate com o Grêmio, mas saiu com mais uma derrota na conta, a terceira seguida. A equipe rubro-negra perdeu por 2 a 1 e se afundou ainda mais na zona de rebaixamento da Série A.

O Grêmio começou a partida arrasador, Elano fez dois gols nos primeiros 20 minutos. O Atlético pouco criava, mas conseguiu marcar com Marino, que aproveitou a sobra de uma cobrança de falta realizada por Márcio. Depois de levar sufoco, Jairo optou por colocar o zagueiro Diego Giaretta no lugar de Wesley e o Atlético conseguiu se organizar em campo e reagiu.

No segundo tempo o Dragão jogou melhor, mas não conseguiu para empatar a partida. O Grêmio conseguiu manter o resultado feito na primeira etapa e conquistou três pontos importantes na briga para se manter no G-4 e pelo título da competição.

O Dragão não vence há quatro jogos e no momento está na lanterna da Série A com 16 pontos. O time está a seis pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Coritiba. A situação do Tricolor Gaúcho é bem melhor, o time colou no líder Atlético-MG e ocupa agora a segunda colocação com 44 pontos. Na próxima rodada o Atlético enfrenta a Portuguesa no Serra Dourada.

Grêmio abre dois de diferença

Como bom mandante o Grêmio iniciou a partida no ataque, logo aos dois minutos a equipe teve boa chance de marcar. Elano aproveitou contra-ataque, passou para Leandro que chutou no travessão. Dois minutos depois, Márcio fez duas grandes defesas e impediu o gol Tricolor, mas não por muito tempo.

André Lima sofreu falta na entrada da grande área e Elano assumiu a responsabilidade de cobrar. Aos nove, o meia bateu com perfeição e abriu o placar no Estádio Olímpico. O time gaúcho continuava muito melhor no jogo, conseguia chegar com qualidade ao ataque e não dava chances ao Dragão.

O Grêmio envolvia o time rubro-negro e criava muitas chances de gol, não demorou para o time gaúcho ampliar o placar. Aos 19, os jogadores do Tricolor trocaram passes e a bola sobrou para Zé Roberto na esquerda, o meia cruzou na área e Elano empurrou para o fundo das redes, ampliando o placar em Porto Alegre.

Marino desconta

O Tricolor Gaúcho abriu dois de vantagem, mas vacilou e sofreu o gol. Aos 24, Márcio cobrou falta na entrada da área, o goleiro defendeu, no rebote Wesley tentou o chute, mas a bola acabou sobrando para Marino que chutou forte e descontou para o time rubro-negro.

O Grêmio mantinha o padrão e dominava a partida. O Dragão tinha muita dificuldade para marcar o adversário e não tinha criatividade para chegar ao ataque. O técnico Jairo Araújo decidiu tirar o atacante Wesley e promover a entrada do zagueiro Diego Giaretta ainda no primeiro tempo.

As mudanças organizaram o sistema defensivo do Atlético e o time goiano até conseguiu chegar ao ataque, mas sem qualidade nas finalizações. Eron teve uma grande chance no finzinho do primeiro tempo, quando Carlos o lançou sozinho na área, mas o lateral não conseguiu dominar e tocou para fora.

Dragão melhora, mas não o suficiente

No segundo tempo o Atlético teve uma postura diferente. A equipe rubro-negra se mostrava mais consciente em campo e ameaçou em cobranças de falta. O Grêmio mantinha o domínio, mas não assustava tanto quanto no primeiro tempo. O time da casa quase ampliou o placar aos 17, quando Pará arriscou pela direita e Márcio fez a defesa, a bola sobrou para Leandro que foi travado por Reniê.

Pelo lado do Atlético, Danilinho se soltou e criava algumas jogadas, mas o time não conseguia finalizar. Aos 27, Ernandes arriscou de longe e o goleiro fez boa defesa. O Grêmio se preocupava em manter o resultado e conseguiu, mesmo levando certo sufoco no finzinho.

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO 2X1 ATLÉTICO

Competição / Fase (rodada): Campeonato Brasileiro / 1ª fase (22ª rodada)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Horário: 20h30
Árbitro: Roan Marques da Rosa (SC)
Assistentes: roberto Braatz (PR) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Gols: Elano 9’ 1º tempo e 18’ (Grêmio); Marino 24’ 1º tempo (Atlético)
Cartões amarelos: Gustavo, Ernandes, Alexandre Oliveira (Atlético); Fernando, Werley (Grêmio)
Renda: R$ 559.923,00 Público pagante: 21.765 Público presente: 46.309

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Marco Antonio) e Zé Roberto; Leandro (Rondinelly) e André Lima.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-GO: Márcio; Marino, Gustavo, Reniê e Eron (Alexandre Oliveira) ; Dodó, Carlos, Ernandes, Danilinho e Wesley (Diego Giaretta); Ricardo Bueno (Patric).
Técnico: Jairo Araújo