Foi difícil, mas a primeira vitória do Dragão no Brasileirão Série A veio. O único time que ainda não tinha vencido na competição conquistou os três pontos nesta quinta-feira (19) ao vencer o Figueirense por 3 a 2 no Serra Dourada, pela 10ª rodada. O time catarinense saiu na frente com gol de Caio de pênalti, o Atlético conseguiu empatar em seguida, também em cobrança de pênalti feita pelo goleiro Márcio.
No segundo tempo, Felipe virou a partida para o time goiano, mas o time quase nem comemorou, pois Marcos fez pênalti em Caio e o atacante do Figueirense empatou a partida novamente. Com muita dificuldade, mas sem desistir, Joílson, que entrou na segunda etapa, marcou o terceiro gol atleticano e garantiu a vitória rubro-negra.
Apesar da vitória, o Atlético permanece na lanterna da competição, agora com cinco pontos. Já o Figueirense caiu para a zona de rebaixamento, está na 17ª colocação com oito pontos. Na próxima rodada o Dragão enfrenta o Internacional no Beira Rio, no domingo (22). O time catarinense joga contra o São Paulo, em casa.
Dois pênaltis na primeira etapa
O Atlético começou o jogo com maior posse de bola e controlando as jogadas, mas sem levar muito perigo ao gol catarinense. Os dois times mostravam equilíbrio e o Figueirense tentava aproveitar os contra-ataques, mas sem sucesso. Aos 5 minutos, após longa troca de passes Eron e Felipe tabelaram, Eron recebeu dentro da área e cruzou rasteiro, porém ninguém conseguiu chegar e completar para o gol.
O Dragão buscava o gol e arriscou alguns chutes de fora da área. Aos 19, o time rubro-negro quase abriu o placar após cobrança de falta executada por Felipe. O atacante cobrou da intermediária e exigiu boa defesa do goleiro Wilson. Entretanto, aos 22 o atacante Caio avançou rumo à grande área, deixou os marcadores para trás, entrou na área e Márcio o derrubou, o juiz marcou o pênalti.
O próprio Caio marcou e abriu o placar no Serra Dourada. Após o gol, o Figueirense teve maior domínio do jogo e aproveitou o destempero emocional do Dragão. Mas, aos poucos o time atleticano conseguiu superar o nervosismo e aos 36, Pituca foi puxado dentro da área e o juiz marcou o segundo pênalti do jogo.
O goleiro Márcio cobrou com perfeição e marcou o gol de empate. Com igualdade no placar, o time da casa teve mais tranquilidade para trabalhar as jogadas, mas aos 45 quase viu o gol do adversário. Guilherme Santos tentou encobrir o goleiro atleticano e a bola bateu no travessão, Roni quase pega a sobra, mas a bola não entra.
Dragão consegue virada
No segundo tempo o Dragão se mostrou mais atento e criou mais jogadas de ataque. Jairo Araújo optou por tirar Vanderlei e Bida e promover a entrada de Diogo Campos e Joílson e as mudanças surtiram efeito. O time se movimentou mais e aos 13 minutos conseguiu virar a partida.
O Atlético conseguiu chutar a bola na trave, na sequência, Felipe recebe na entrada da área, arriscou de longe, a bola desviou na zaga e entrou, foi o gol da virada. Mas o time teve pouco tempo para comemorar. Logo aos 16 minutos, o lateral-direito Marcos fez pênalti em Caio novamente.
Caio cobrou mais uma penalidade máxima e marcou seu segundo gol no jogo, o gol de empate do time catarinense. O Dragão não se abalou com o empate e continuou tentando marcar o terceiro. Joílson arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão. Felipe e Joílson tinham boa movimentação, mas não conseguiam furar o bloqueio adversário.
Depois de muito persistir, o Atlético conseguiu marcar o terceiro gol. Aos 37, Patric desviou a bola e Joílson recebeu, carregou pelo meio e da meia-lua chutou forte e alto, o goleiro estava adiantado e não conseguiu defender, a bola só parou no fundo das redes.
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO 3×2 FIGUEIRENSE
Competição / Fase (Rodada): Campeonato Brasileiro A (10ª rodada)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (RJ)
Data: 19/07/2012
Horário: 21h
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Lilian da Silva Fernandes Bruno
Público: 1112 Renda: R$ 23.630
Gols: Caio 23’ do 1º tempo, Caio 17’ do 2º tempo (Figueirense); Márcio 36’ do 1º tempo, Felipe 13’ do 2º tempo (Atlético), Joílson 37’ do 2º tempo
Cartões amarelos: Marcos, Marino, Wesley (Atlético); Ronny, Júlio César (Figueirense)
ATLÉTICO: Márcio; Marcos, Gabriel, Reniê, Eron; Pituca, Marino, Bida (Joílson); Vanderlei (Diogo Campos), Wesley, Felipe (Patric). Técnico: Jairo Araújo (interino)
FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Fabiano Silva (Doriva), Túlio (Coutinho), Almir, Júlio César, Caio e Roni (Luís Fernando). Técnico: Argel Fucks.