“Ele deve ter ingresso de graça, por isso não paga”. Foi dessa forma que Dunga respondeu às provocações do maior ídolo do futebol holandês, Johann Cruyff. O craque da histórica “laranja mecânica” da Copa de 1974 disse que a seleção atual não encanta como outras do passado, e que não pagaria para ver o atual time brasileiro jogar.

“Dá para escolher quantas partidas ele quiser, tem bastante partidas para ele escolher. Ele seguramente tem ingressos da FIFA e por isso que não paga”, declarou o técnico da seleção brasileira durante entrevista coletiva hoje no estádio Nelson Mandela Bay, onde vai ser realizada a partida de amanhã contra os holandeses.

Sobre o jogo propriamente dito, Dunga espera um confronto bastante aberto, com as duas equipes tomando a iniciativa. “Daqui para frente são só partidas eliminatórias, então ninguém pode ficar se cuidando muito, ficando muito fechado. Tem que jogar para vencer, os dois times tem jogadores de qualidade, a tendência é que seja um jogo bonito de se ver”, afirmou o comandante.   

VENTO

O Brasil jogará pela primeira no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, cidade que fica na costa ocidental da África do Sul. A região é marcada pelos constantes ventos que, segundo Dunga, pode influenciar no jogo. “O vento vai atrapalhar as duas equipes, seguramente se não tivesse vento a gente faria uma partida de melhor qualidade”, disse o treinador.

Ele ressaltou que, com essa situação, a técnica será decisiva na partida. “A qualidade dos jogadores vai fazer a diferença, em saber controlar ela (a bola), em tratar ela bem, é quase jogar como antigamente, em que se tirava o couro da bola e jogava só com a parte interna, a goma, é mais ou menos assim, aí você vê a dificuldade que os jogadores tem para controlar”, brincou o técnico.

FELIPE MELO E JÚLIO BAPTISTA

O volante Felipe Melo e o meia Júlio Baptista, que ficaram de fora do confronto contra o Chile, treinaram normalmente hoje. Os dois jogadores já tinham retornado ao trabalho com bola ontem, o que indica que devem ter condições de jogo para amanhã, mas Dunga não confirmou a presença dos dois.

“O Felipe está bem, treinou normalmente. Nós esperamos que o mais rápido possível ele se recupere. Está em condições, treinou normalmente hoje, são lesões que tem que ver como vai reagir no dia após o treinamento”, disse Dunga. O time provável que enfrentará a Holanda amanhã terá Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves, Kaká; Robinho e Luís Fabiano.