A 9ª etapa do Rally dos Sertões, no trecho entre Teresina (PI) e Sobral (CE), foi como a dupla previu: Muito dura, com muita pedra e erosão. Paulo Pichini e Kleber Cavalcanti, piloto e co-piloto, da equipe OFFTech, passaram ontem (quinta-feira, 19) pela penúltima prova do rally, com muita areia também.

Algumas equipes chegaram a atolar de tão pesada que a areia estava. “As pedras também eram demais. Nos últimos 40 km, o caminho foi só de pedras”, conta o piloto e presidente da Getronics América Latina e Brasil. Segundo Pichini, essa etapa foi marcada por muita navegação, inclusive por GPS. A dupla ficou várias vezes perdida e em uma dessas vezes, caiu em uma cratera e estourou uma roda. “Perdemos tempo trocando o pneu, mas terminamos a prova dentro do previsto”, afirma.

Dia marcado por muitas ultrapassagens

O piloto conta que vinha em um ritmo muito bom e já tinha ultrapassado nove carros, quando caiu nessa erosão. Enquanto ficaram parados trocando o pneu, foram ultrapassados por alguns carros. Quando retomaram a prova, ultrapassaram outros. “Foi uma briga interessante, porque tinha muita poeira e passamos toda a especial negociando passagem, mas fomos ultrapassados somente quando estávamos parados”, comenta o piloto, explicando que a disputa foi divertida, porque muitas equipes não escutam quando as outras pedem passagem pelo rádio e outras fingem que não escutam. “A gente pede passagem e demoram muito tempo para ceder. Além disso, por causa do tipo de terreno, a gente acaba se afastando um pouco do carro da frente, porque não consegue ver as pedras”, conta.  

A poeira é uma constante no rally e como está muito quente, a dupla precisa andar com os vidros abertos, porque o ar-condicionado do carro não funciona há alguns dias devido a  um problema na bomba de óleo do diferencial, onde o equipamento está ligado. “Então, acabamos respirando essa poeira. Mas fora isso e as pancadas normais que a gente dá no percurso, o carro tem sido uma grata surpresa. O nosso mecânico, o Giba, fez uma super preparação no carro, que vem sem apresentar problemas durante todo o rally. Terminal de direção, suspensão e motor estão ótimos”, comenta.

Serra do Mucambo

Pichini conta que o deslocamento foi longo, mas muito interessante. A equipe conheceu uma serra chamada estrada do Mucambo. “O lugar é lindo, espetacular. Uma região absolutamente recomendada para se conhecer. Fiquei muito impressionado com essa serra”, diz o piloto, explicando que a serra se parece com o antigo caminho para o mar, em São Paulo. “É uma estrada muito íngreme, onde caminhões são proibidos. Muitas vezes, fica complicado para dois carros passarem. Como paisagem, o lugar é lindo demais”, afirma.