Na manhã desta quinta-feira (11), uma “carta aberta” passou a ser encaminhada com frequência no whatsapp dos goianos, com uma possível reação dos empresários a um novo decreto, após o dia 15 de março. Na mensagem, com assinatura de empresários anônimos, endereçada ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e demais autoridades, há a informação de que os empresários goianos não vão seguir “qualquer decreto que impeça o trabalho a partir do dia 15 do mês de março de 2021”.

O mesmo texto também circulou na cidade de Ribeirão Preto (SP), com exatamente as mesmas informações, com a edição, apenas, das autoridades mencionadas e da cidade. A mensagem chega a ameaçar as entidades públicas e diz que em caso de “fiscalização, ante a situação, iremos praticar a legitima defesa”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), que afirmou desconhecer o conteúdo da mensagem e disse que “entende que todas as medidas têm de ser pautadas com o poder público”. A Fecomércio ainda se posicionou contra, declarando que qualquer movimento neste sentido é péssimo e não tem apoio da Federação. A própria assessoria também levantou a possibilidade da “carta” ser, na verdade, uma fakenews.