A cidade vive um milagre e o fato é que esse milagre tem um nome, Luciano de Castro, novo secretário de Obras do Município. O Parque Mutirama estava empacado e o prefeito Paulo Garcia confiou o desenrolar ao secretário. A medida estreia foi um choque. Castro afastou a empreiteira, uma firma famosa pelas encrencas e danosa pela carestia. Ao assumir a obra, Castro fez a previsão de entregar o túnel do parque na Avenida Araguaia até o aniversário de Goiânia, dia 24 de outubro. E o que mais assustou: pelos cálculos do secretário, precisaria apenas de metade do dinheiro.
{mp3}stories/audio/2013/Abril/A_CIDADE_E_O_FATO__03_04{/mp3}
O milagre tem nome porque o dono do nome tem atitude e a atitude é honesta. No entanto, na administração pública, não adianta apenas ser honesto, parecer honesto e se cercar de gente honesta. É fundamental agir. Luciano de Castro está fazendo o túnel com pessoal, equipamentos e maquinário da própria prefeitura. Agora, fala-se que a previsão do secretário será revisada. No país dos aditivos e do superfaturamento, quando se trata de revisar preço de obra sempre é para cima. Com Luciano de Castro é diferente. O túnel entre o Parque Mutirama e o Bosque do Botafogo vai ficar ainda mais barato do que a previsão inicial do secretário. Ou seja, menos da metade do preço.
A lição dada por Luciano de Castro é que não faltam recursos, o que falta é servidor público trabalhador, corajoso e decidido, além de honrado. Quando o gestor é probo, consegue realizar grande número de obras com pequeno orçamento e material de primeira qualidade. O milagre é ser honesto e competente. É simples, é tudo.