Na tarde desta segunda-feira, 12, o Brasil foi para a disputa do ouro na bocha, categoria duplas mistas, contra a Eslováquia. A seleção estava representada por Dirceu Santos, bicampeão olímpico, campeão mundial individual e em duplas na modalidade BC4, e pelos irmãos Marcelo dos Santos e Eliseu dos Santos.
No final da partida, melhor para os eslovacos Samuel Andrejcik, Michaela Balcova e Robert Durkovic, que venceram por 4×2, em disputa acirradíssima. A primeira parcial foi vencida pelos brasileiros, que fizeram dois pontos. Na segunda, os eslovacos empatara e nas, duas parciais finais, conseguiram virar para o placar de 4×2.
A bocha é um esporte que surgiu alguns séculos antes de Cristo, provavelmente no antigo Império Romano, e só foi incorporada ao mundo moderno na década de 70, quando começou a ser praticada nos países nórdicos. A modalidade consiste em lançar bolas de madeira ou resina sintética para o mais próximo possível de um alvo. Quem chegar mais perto da meta, ganha mais pontos.
O esporte, ao lado do goalball, é o único esporte paralímpico que não conta com a modalidade nas Olimpíadas. Além disso, ele pode ser disputado por homens contra mulheres, seja a categoria individual ou em duplas. O lawn balls, bocha sobre grama e precursor do esporte nas Paralimpíadas, foi a modalidade que deu a primeira medalha para o Brasil em Paralimpíadas, prata, em Toronto, 1976.