A EA Sports anunciou nesta terça-feira (10), o novo sucessor da maior franquia de sucesso de videogame de futebol virtual, o EA Sports FC. De acordo com a desenvolvedora, o FIFA 23 será o último e o novo título chega em julho de 2023.

A franquia de maior sucesso lucrativo de video-game de futebol virtual FIFA, chega ao fim. A partir de 2023, a EA Sports estará com sua nova marca EA Sport FC. No comunicado, a EA explica que o jogo continua com “as mesmas ótimas experiências, modos, ligas, torneios, clubes, atletas, Ultimate Team, Pro Clubs e VOLTA Football“.

“Nosso portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais investimos por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, MLS” afirma EA.

“A EA SPORTS FC nos permitirá realizar esse futuro e muito mais… mas não antes de entregarmos nosso jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nomes, a FIFA, por mais um ano. Estamos comprometidos em garantir que o próximo FIFA seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente” ressalta no comunicado.

Após 30 anos, a EA fecha a parceria com o FIFA 23, que chega nas plataformas em outubro deste ano, sendo “jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nomes, a FIFA, por mais um ano“.

“Estamos comprometidos em garantir que o próximo FIFA seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente”.

A EA acalma os gamers, já que disponibiliza as experiências do mundo real, com até 19 mil atletas, 700 equipes, cem estádios e mais de 30 ligas. Isso inclui a Premier League, a Bundesliga, a La Liga e a Liga da Uefa.

Segundo o site da BBC, o motivo do rompimento é devido o valor alto da licença. O vice-presidente da EA Sports, David Jackson, explica as novas mudanças no EA Sport FC.

“Os jogadores notarão apenas duas coisas: o nome e um conteúdo da Copa do Mundo a cada quatro anos. Fora isso, muito pouco mudará sobre as coisas que eles conhecem e amam sobre o atual produtos da FIFA”, afirma David.

Durante a entrevista para a BBC, David Jackson explica que após analises sobre a renovação com a FIFA, o rompimento não foi apenas por dinheiro.

“O dinheiro desempenha um papel crítico na maioria das negociações, mas a razão pela qual estamos fazendo isso é para criar as melhores experiências possíveis para jogadores e parceiros. Como parte disso, você considera se seu investimento em um lugar é melhor ou pior do que um investimento em outro.” afirma David.

Provocação da FIFA

Após o pronunciamento da EA Sports, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, provocou a desenvolvedora canadense em um comunicado à imprensa, que a FIFA é o melhor jogo e sempre será.

“Posso assegurar que o único jogo real e autêntico que tiver o nome da Fifa será o melhor disponível para os gamers e fãs do futebol. O nome FIFA é o único título original e global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e assim por diante: a constante é o nome FIFA. Será assim para sempre, permanecendo o melhor” afirma Infantino, deixando claro que o mundo dos games da FIFA continua.

“O setor de jogos interativos e e-sports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações-membro e parceiros” finaliza o presidente.

Entenda o fim da parceria

Já estavam circulando rumores das mudanças no futebol virtual desde outubro de 2021, quando o diretor geral da EA Sports Cam Weber, informou que após uma revisão de parceria com a FIFA, havia possibilidade de mudar de nome. Além disso, de acordo com o “The New York Times”, a Fifa teria pedido 1 bilhão de dólares para renovar o acordo com a EA Sports por mais quatro anos. Atualmente a desenvolvedora paga US$ 100 milhões por ano.

A decisão da EA Sports não surpreendeu os fãs do game, já que neste ano, surgiu novos burburinhos dos conflitos entre a desenvolvedora e a FIFA. Segundo o VideoGamesChronicle, o CEO da EA Sports Andrew Wilson, informou que a FIFA impediu a empresa de expandir e implantar novas mudanças no jogo.

Fim de uma era?

Após o anúncio da EA, essa nova fase dividiu opiniões entre os fãs da franquia. Streamers como Casimiro, sente que é o fim do futebol virtual.

Além do Caze, um fã da franquia deixa seu descontentamento na rede passarinho.

Fifa International Soccer 1993

Para trazer aquele gostinho de nostalgia aos fãs da franquia, uma era futebolística que chega ao fim.