Está previsto para o próximo dia 18 de janeiro, o lançamento do edital de licitação das obras do VLT Anhanguera (Veículo Leve Sobre Trilhos). O projeto básico, segundo o governo, já está pronto e terá capacidade de transportar três vezes mais que o atual Eixo Anhanguera.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, Sílvio Sousa, o edital foi concluído um dia antes do Natal. No dia 27, a secretaria protocolou o documento no Tribunal de Contas (TCE) e Controladoria Geral. Ainda de acordo com o secretário, o Estado já cumpriu todas as etapas necessárias.
“Nós já concluímos as fases legais. Agora, para a liberação do edital, ficamos no aguardo do parecer do TCE e da CGE, além da convocação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo”, disse
Como será o VLT?
O VLT Goiânia terá 13,6 km de extensão, 12 estações de embarque (contra 17 hoje existentes), cinco terminais de integração com outras linhas e ônibus e contará com 30 trens de transporte de passageiros, cada um com dois vagões acoplados.
O projeto também prevê rampas de acesso de máximo 7% de inclinação, facilitando o acesso de quem tem mobilidade reduzida. Os trens terão velocidade de 23,5 km/hora, diminuindo o tempo de espera para três minutos entre as viagens e contará com no máximo seis passageiros por metro quadrado.
Outras obras
O projeto, de acordo com o Governo do Estado, também inclui a reforma da Praça Cívica. Essa parte foi entregue à Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) para que seja feito o orçamento das obras.
A principal mudança será no paisagismo, como melhoria da iluminação, troca de piso (serão colocados antiderrapantes); área com espaço para lazer e convivência no lugar dos estacionamentos; construção de quiosques e de uma pista de ciclismo, dando continuidade à ciclovia da Avenida Universitária. (Com Goiás Agora)