Secretária de Educação de Aparecida de Goiânia, Valéria Peternsen em entrevista ao Sinal Aberto (Foto: Reprodução / Sagres TV)

Estudantes de várias escolas, em diferentes partes do país, terão acesso à educação financeira, a partir de 2020, para ter mais consciência sobre os próprios gastos e ajudar a família a lidar com finanças. Neste início de 2020, com os gastos já previstos, como IPTU, matrícula nas escolas e material escolar, o Sinal Aberto entrevista profissionais da área para dar as melhores dicas e informações.

A secretária de Educação de Aparecida de Goiânia, Valéria Petersen, explicou que foi realizado um projeto piloto em quatro escolas, com professores formados através de uma parceria com o Sebrae. Durante todo o ano de 2019, alunos destas quatro escolas receberam o material preparado por estes profissionais para a formação financeira. “Um assunto tão importante, pois ele dá estrutura para nossas crianças”, disse.

A secretária considera que o empreendedorismo é básico na nossa sociedade e que, no momento, aprender sobre o tema não é necessário apenas para a realização de um concurso e sim para ser, de fato, empreendedor. “Uma ideia empreendedora de uma criança, independente da idade dela, pode passar a ganhar dinheiro sim, ainda na infância”, afirmou.

A formação para o empreendedorismo passa por todas as disciplinas. Um exemplo é a matemática, base para a educação financeira. O ideal é fazer o estudante entender que para tudo na vida, a educação financeira é importante e ensiná-lo a usar essa formação sempre. Oferecer o suficiente para que crianças “repensem o mundo financeiro do ponto de vista de que as ideias podem ser aplicadas no comércio do dia a dia”.

Um dos objetivos é mostrar como gastar tudo o que ganha é prejudicial. Internalizar no estudante a importância do poupar. “O pensamento dessa escola, com a Base Nacional Comum Curricular, é preparar o cidadão, é preparar esse aluno para esse novo momento”.

Vagas em Aparecida de Goiânia

A secretária de Educação aproveitou para detalhar como está a distribuição de vagas no ensino de Aparecida de Goiânia. Do primeiro ao nono ano, há vagas suficientes para atender todos da rede. Para crianças de 4 a 5 anos, estão sendo abertas novas turmas, e há uma reorganização com conveniadas para a abertura de novas turmas.

Além disso, foi aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, um projeto para três novas creches, que atenderão 450 crianças. “Uma outra novidade é que partir do dia 6, na próxima segunda-feira, nós reabriremos o sistema para todos olharem o cadastro de reserva e o chamamento dos 4 e 5 anos na lista. Todas as vagas que nós formos conseguindo na rede conveniada, os pais poderão acompanhar”.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/bKdSLXrwz_c” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}