Após a divulgação dos convocados para a Copa de 2010, o técnico Dunga reforçou que o perfil da seleção que vai disputar a competição é de renovação, sobretudo em relação à equipe que fracassou no último mundial, em 2006. Ele destacou que levou em conta fatores como o comprometimento e a atitude e admitiu que priorizou atletas ‘de confiança’.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
{mp3}stories/audio/Reportagem_Esporte/MAIO/dunga-convocacao-11-05-2010{/mp3}
“O maior ganho que nós tivemos foi a paixão e a vontade dos jogadores que querem vestir a camisa da seleção brasileira”, avaliou Dunga.
De acordo com ele, a coerência em relação às últimas convocações foi mantida e disse que está pronto para assumir os riscos e ônus em busca do título da competição: “Sou coerente com os fatos. Nesses 3 anos e meio superei as críticas, a invasão da minha privacidade e isso não foi em vão. Tem um preço pra se vencer e estou disposto a pagar”.
Dunga avalia que todos os convocados estão prontos para se doar pelo Brasil e pediu o apoio do torcedor brasileiro para o grupo. “Mesmo que não goste de mim ou de alguma escolha, torça e mostre que gosta do país”.
PRESENÇAS E AUSÊNCIAS
Em relação à principal ausência na lista de convocados – o atacante Adriano, do Flamengo, Dunga justificou: “Ele teve inúmeras oportunidades para se reverter uma certa situação e chegou um momento que tive que tomar uma decisão pelo coletivo”, revelou, deixando transparecer que o fator extra-campo tenha sido determinante para a não convocação do atleta.
Já em relação à pressão pela convocação de Neymar e Ganso, jovens talentos do Santos, o treinador argumentou. “Vi todas as listas de vocês, e tive que seguir a minha, pois a cada mês trocavam os nomes”, disse. “Esses jogadores tem um talento imenso, mas pra levar pra Copa do Mundo é preciso testar. Não posso montar uma seleção pensando em 2014. Tenho que ganhar a Copa agora”, complementou.
O treinador reiterou que convocou os jogadores em que tem inteira confiança e desde o início passou isso para eles. “É uma seleção que ganhou a Copa América e a Copa das Confederações e se classificou com antecedência nas Eliminatórias, lembrou ainda.