Sagres em OFF
Rubens Salomão

Eleições: Disputa presidencial pode ter candidato único de PSDB, MDB e União Brasil

Ouça “#355: Eleições: Disputa presidencial pode ter candidato único de PSDB, MDB e União Brasil” no Spreaker.

Os presidentes dos partidos PSDB, Bruno Araújo, MDB, Baleia Rossi, e União Brasil, Luciano Bivar, tiveram reunião ontem em que discutiram a possibilidade de formar uma aliança para as eleições presidenciais deste ano. A consideração, agora, é a busca por um acordo até o dia 15 de março. A meta dos partidos é formar uma federação, que vai além de uma aliança presidencial e obriga que as siglas também estejam juntas em disputas nos Estados e municípios por, no mínimo, quatro anos.

Há proximidade entre União Brasil e MDB nas alianças estaduais, mas tucanos e emedebistas estão em lados opostos em Estados como Goiás, Alagoas, Pernambuco e no Distrito Federal, por exemplo. “A primeira quinzena de março é um período factível para a gente ter um mapeamento do quanto é possível avançar”, disse o presidente do PSDB, Bruno Araújo, depois da reunião. “Nós vamos trabalhar muito para chegar às convenções com a possibilidade de uma construção única.”

Entre as datas limite para filiação partidária, no dia 2 de abril, e das convenções, em 5 de agosto, há o prazo para a criação de uma federação vai até 31 de maio. Caso os partidos tenham sucesso em vencer as diversas divergências internas, o grupo terá de apresentar apenas um candidato a presidente da República. Hoje são pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Foto: Presidentes do MDB, Baleia Rossi; União Brasil, Luciano Bivar; e PSDB, Bruno Araújo. (Crédito: Divulgação)

Adversários

Além disso das divergências apresentadas, boa parte do MDB no Nordeste apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é rival histórico de líderes do PSDB e do União Brasil.

Negativo

Enquanto avança entre líderes nacionais a conversa para inclusão do PSDB em possível federação com União Brasil e MDB, em Goiás, o que parecia ser natural, depois da aproximação entre Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, passa a ser rechaçado. Os tucanos passaram a representar o principal grupo político de oposição ao governo. Ao menos enquanto Gustavo Mendanha viabiliza estrutura própria.

Pós-pandemia?

O governador Ronaldo Caiado entregou ontem à Assembleia Legislativa a mensagem governamental para 2022. “É o ano da retomada, da virada, de gerar emprego”, afirmou, sobre as expectativas para o último ano de seu atual mandato. Passado o período mais crítico da pandemia da covid-19, ele avalia que o cenário traz “esperança ao povo goiano”. O evento ocorreu no Salão Nobre da atual sede da Casa.

Aplicação

Ronaldo Caiado citou o equilíbrio das contas públicas, a melhoria na qualidade dos gastos e o investimento em áreas essenciais como protagonistas na reestruturação do Estado. “Agora, é hora de mostrarmos todo o potencial de Goiás, com a certeza de que o dinheiro está sendo bem aplicado. As pessoas estão sentindo a mudança na vida delas”, ressaltou.

Investigação

A Câmara Municipal de Silvânia aprovou nesta terça-feira (15) a instalação de uma Comissão Parlamentar Processante contra o prefeito Geraldo Luiz (Progressistas). Ele é investigado por supostas fraudes em licitação durante a contratação de um serviço tapa-buracos na cidade.

Foto: Prefeito afastado de Silvânia, Dr. Geraldo, alvo de investigação da PCGO e Câmara Municipal. (Divulgação)

Unânime

A CPP foi aprovada por unanimidade entre os 11 parlamentares da Casa, que decidiram acolher as denúncias de eleitores do município contra o progressista. A partir da instauração das investigações na Câmara Municipal, o prefeito ficará afastado por 90 dias e o Paço será comandado pelo vice-prefeito, Estevão Colombo (PP).

Apuração

Geraldo será investigado pela Comissão, que tem 90 dias para elaborar e votar relatório, que seguirá para o plenário. O prefeito foi alvo da Operação Apáte, deflagrada pela Polícia Civil no início de fevereiro. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, bloqueios de bens e valores dos investigados além de outras medidas judiciais. O processo, no entanto, segue em segredo de Justiça.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.