Sagres em OFF
Rubens Salomão

Eleições: Disputa presidencial pode ter candidato único de PSDB, MDB e União Brasil

Ouça “#355: Eleições: Disputa presidencial pode ter candidato único de PSDB, MDB e União Brasil” no Spreaker.

Os presidentes dos partidos PSDB, Bruno Araújo, MDB, Baleia Rossi, e União Brasil, Luciano Bivar, tiveram reunião ontem em que discutiram a possibilidade de formar uma aliança para as eleições presidenciais deste ano. A consideração, agora, é a busca por um acordo até o dia 15 de março. A meta dos partidos é formar uma federação, que vai além de uma aliança presidencial e obriga que as siglas também estejam juntas em disputas nos Estados e municípios por, no mínimo, quatro anos.

Há proximidade entre União Brasil e MDB nas alianças estaduais, mas tucanos e emedebistas estão em lados opostos em Estados como Goiás, Alagoas, Pernambuco e no Distrito Federal, por exemplo. “A primeira quinzena de março é um período factível para a gente ter um mapeamento do quanto é possível avançar”, disse o presidente do PSDB, Bruno Araújo, depois da reunião. “Nós vamos trabalhar muito para chegar às convenções com a possibilidade de uma construção única.”

Entre as datas limite para filiação partidária, no dia 2 de abril, e das convenções, em 5 de agosto, há o prazo para a criação de uma federação vai até 31 de maio. Caso os partidos tenham sucesso em vencer as diversas divergências internas, o grupo terá de apresentar apenas um candidato a presidente da República. Hoje são pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Foto: Presidentes do MDB, Baleia Rossi; União Brasil, Luciano Bivar; e PSDB, Bruno Araújo. (Crédito: Divulgação)

Adversários

Além disso das divergências apresentadas, boa parte do MDB no Nordeste apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é rival histórico de líderes do PSDB e do União Brasil.

Negativo

Enquanto avança entre líderes nacionais a conversa para inclusão do PSDB em possível federação com União Brasil e MDB, em Goiás, o que parecia ser natural, depois da aproximação entre Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, passa a ser rechaçado. Os tucanos passaram a representar o principal grupo político de oposição ao governo. Ao menos enquanto Gustavo Mendanha viabiliza estrutura própria.

Pós-pandemia?

O governador Ronaldo Caiado entregou ontem à Assembleia Legislativa a mensagem governamental para 2022. “É o ano da retomada, da virada, de gerar emprego”, afirmou, sobre as expectativas para o último ano de seu atual mandato. Passado o período mais crítico da pandemia da covid-19, ele avalia que o cenário traz “esperança ao povo goiano”. O evento ocorreu no Salão Nobre da atual sede da Casa.

Aplicação

Ronaldo Caiado citou o equilíbrio das contas públicas, a melhoria na qualidade dos gastos e o investimento em áreas essenciais como protagonistas na reestruturação do Estado. “Agora, é hora de mostrarmos todo o potencial de Goiás, com a certeza de que o dinheiro está sendo bem aplicado. As pessoas estão sentindo a mudança na vida delas”, ressaltou.

Investigação

A Câmara Municipal de Silvânia aprovou nesta terça-feira (15) a instalação de uma Comissão Parlamentar Processante contra o prefeito Geraldo Luiz (Progressistas). Ele é investigado por supostas fraudes em licitação durante a contratação de um serviço tapa-buracos na cidade.

Foto: Prefeito afastado de Silvânia, Dr. Geraldo, alvo de investigação da PCGO e Câmara Municipal. (Divulgação)

Unânime

A CPP foi aprovada por unanimidade entre os 11 parlamentares da Casa, que decidiram acolher as denúncias de eleitores do município contra o progressista. A partir da instauração das investigações na Câmara Municipal, o prefeito ficará afastado por 90 dias e o Paço será comandado pelo vice-prefeito, Estevão Colombo (PP).

Apuração

Geraldo será investigado pela Comissão, que tem 90 dias para elaborar e votar relatório, que seguirá para o plenário. O prefeito foi alvo da Operação Apáte, deflagrada pela Polícia Civil no início de fevereiro. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, bloqueios de bens e valores dos investigados além de outras medidas judiciais. O processo, no entanto, segue em segredo de Justiça.

Mais lidas:

Leia também: