Será aberto, na próxima segunda-feira (6), o período para realização de matrículas de alunos da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Ao todo, o município possui 47 mil estudantes na rede. De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Divino Eterno, as famílias poderão fazer o cadastro dos alunos tanto pela internet quanto presencialmente.

“Iniciaremos dia 6 de dezembro, a partir das 8h, no site da Prefeitura para que alunos, pais e responsáveis possam acessar e cadastrar sua possibilidade de matrícula para o próximo ano. Aqueles que não têm condição de acesso à tecnologia, também vamos oferecer as unidades escolares e a Secretaria para dar suporte às famílias”, explicou Divino.

Os pais e responsáveis poderão matricular as crianças pelo site da Prefeitura de Aparecida – aparecida.go.gov.br – ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida.

A partir do dia 6 de dezembro, poderão ser matriculados estudantes do Ensino Fundamental I e II, que compreende as séries de 1º a 9º ano. Já para a Educação Infantil, o período de matrícula será iniciado em 13 de dezembro. 

Para 2022, a Secretaria Municipal de Educação (SME) abrirá mais 11 mil novas vagas, que serão disponibilizadas em Escolas Municipais de Educação Integral (Emei) e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Desse quantitativo, 7,7 mil vagas são para alunos do Ensino Fundamental I e II, enquanto para a Educação Infantil serão ofertadas 3,2 mil vagas.

Secretário de Educação de Aparecida, professor Divino Eterno.

Déficit

Ainda conforme o secretário de Educação, a pasta planeja ampliação de convênios com Entidades Filantrópicas para reduzir o déficit de vagas ainda mais. “São 22 instituições sem fins lucrativos e vamos ampliar até 22 de dezembro novos credenciamentos para que possamos, além de ajudar as unidades que fazem o trabalho social e do processo de aprendizagem maravilhoso, queremos fortalecer as parcerias e ampliar 3 mil novas vagas para o ano de 2022”, afirmou.

Pandemia

Conforme Divino Eterno, a partir de 2022, as aulas serão 100% presenciais. “Vale ressaltar e destacar a importância do ensino presencial, nós temos lutado por isso, mas claro que vamos retomar com muita prudência, também orientando e ouvindo os pais. Sabemos que este momento é novo para todos nós”, contou. 

O secretário lembrou que Aparecida de Goiânia foi uma das primeiras cidades goianas a retomar as aulas presenciais em 2021. “Começamos com 30%, com muita prudência, depois passamos para 50%, acompanhado pelo Comitê Municipal, pelas orientações da Secretaria Municipal de Saúde. No mês de outubro voltamos com 100% presencial”.

Leia mais: