Não é novidade que aplicativos se tornaram válvula de escape para lidar com cansaço e estresse, principalmente para profissionais de saúde em um momento delicado de pandemia. No Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), os vídeos com danças divertidas nos apps auxiliam até no tratamento de pacientes.

Na tarde desta segunda-feira (12), a pequena Hemilly Miranda, de 9 anos, entrou na onda do aplicativo TikTok com a equipe multidisciplinar do HMAP. De acordo com a fisioterapeuta Ana Paula Pereira Prado, durante o atendimento a criança contou que gosta muito de dançar e gravar o vídeo.

“Devido um tempo maior de internação e restrição ao leito, nós da equipe multidisciplinar decidimos fazer um pouco de atividade lúdica com a Hemilly no ambiente hospitalar, tornando essa hospitalização mais humanizada com muita alegria e diversão. O paciente não é só o paciente, ele é o amor de alguém”, afirma a profissional.

De acordo com Ana Paula, a atividade além de proporcionar ao paciente um momento de distração também auxilia no tratamento. “Com a dança conseguimos estimular na Hemilly a parte motora e respiratória. Nos poucos segundos da coreografia, trabalhamos o fortalecimento muscular global e o condicionamento cardiorrespiratório que auxiliam a paciente na evolução do tratamento e melhora da qualidade de vida”, explica a fisioterapeuta.

A pequena Hemilly deu entrada no HMAP no dia 11 de julho para tratamento de uma asma grave. Ela se recuperou bem e teve alta na manhã desta terça-feira (13).