A terça-feira de Champions League será marcada pela definição do primeiro finalista da competição nesta temporada. Depois do show do polonês Lewandowski no primeiro jogo, ao marcar quatro gols, o Borussia Dortmund tem a vantagem e tem a obrigação de tentar impedir um milagre do Real Madrid, no confronto da volta no Santiago Bernabéu, às 15h45 (de Brasília).
No primeiro jogo, os alemães levaram a melhor e venceram por 4 a 1, o que obriga o Real a vencer essa partida da volta por 3 a 0 para se classificar diretamente à decisão. Dois clubes de tradição no futebol europeu, mas duas equipes com históricos diferentes na competição, o que pode pesar a favor do time espanhol: o Borussia, que já conquistou a Champions em 1997, busca a sua segunda decisão do torneio na história, enquanto o Real quer alcançar a 13ª decisão.
Até agora, no embate entre as equipes nessa temporada, o Borussia tem levado ampla vantagem. Além da goleada na última semana, na fase de grupos, as equipes se enfrentaram em duas ocasiões: vitória dos alemães no vale do Ruhr por 2 a 1 e empate em Madrid por 2 a 2, com o Dortmund vencendo até os 44 do 2º tempo até o alemão Mesut Ozil empatar, em cobrança de falta. Até por isso, os merengues sabem que a determinação e a explosão da torcida serão cruciais.
Em sua entrevista coletiva, José Mourinho destacou que já não tinha mais nada a dizer aos jogadores e que focou em um fator: não errar tanto quanto no primeiro jogo. Considerando o jogo mais importante dos últimos 10 anos para o Real, Mourinho não confirmou a equipe que entra em campo nesta terça-feira. Essien deve surgir como novidade na lateral após a má atuação de Pepe na Alemanha, levando Sérgio Ramos de volta à zaga. No ataque, Benzema deve ser o escolhido para ajudar Cristiano Ronaldo, recuperado de lesão.
Já no Borussia, o técnico Jurgen Klopp sabe o tamanho do ímpeto do Real e por isso, adota muita cautela, mas não deixa de lado a ofensividade. No time, o trio de ataque com Gotze, Reus e Lewandowski está pronto para aprontar mais uma vez para cima dos espanhóis. A única dúvida na equipe é a presença do lateral direito Piszczek, que sofreu um estiramento. Se o polonês não jogar, o meia direita Grosskreutz será o titular na posição.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID x BORUSSIA DORTMUND
Local: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Data-Hora: 30/4/2013 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
REAL MADRID: Diego López, Essien, Sérgio Ramos, Varane e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María e Özil; Cristiano Ronaldo e Benzema – Técnico: José Mourinho.
BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller, Piszczek (Grosskreutz), Subotic, Hummels e Schmelzer; Gundogan, Bender, Blaszczykowski, Götze e Reus; Lewandowski – Técnico: Jürgen Klopp.