Atual campeã mundial, a Itália estreou na Copa do Mundo com favoritismo diante do modesto Paraguai, porém, mais uma vez o futebol burocrático provou que pode dar resultado. Determinado, o time sul-americano segurou a Azurra, melhor em campo e conquistou um heróico empate.
O Paraguai saiu na frente com um gol marcado por Alcaraz aos 39 minutos da primeira etapa. Na etapa complementar, a tetra-campeã Itália empatou com De Rossi e passou a pressionar, mas parou na retranca e na determinação dos sul-americanos.
JOGO
Sempre perigosa, a seleção italiana começou a partida pressionando e chegava com facilidade próximo à área paraguaia, mas não conseguia finalizar. O time sul-americano procurava diminuir os espaços e tentava partir em contra-ataques.
Aos 20, a Azurra perdeu boa chance. Montolivo partiu sozinho, abriu espaço para finalizar, mas bateu fraco, no meio do gol e o goleiro Vilar não teve dificuldade para praticar a defesa. O Paraguai respondeu na sequência. Aureliano Torres chutou de perna esquerda da entrada da área, para fora.
O time sul-americano aproveitou a chance que teve aos 39. Alcaraz aproveitou cobrança de falta de Aureliano Torres, subiu entre dois zagueiros e escorou de cabeça para o gol.
Atrás no placar, a equipe italiana voltou para a segunda-etapa sem o goleiro Buffon, substituído no intervalo e continuou melhor em campo. Aos sete, Zambrotta fez o cruzamento e Pepe tentou de bicicleta, mas furou, perdendo boa chance. No lance seguinte, Vera recebeu dentro da área, pela direita, e encheu o pé para fora.
A Azurra chegou ao empate aos 18. Após cruzamento, o goleiro paraguaio Villar saiu muito mal do gol e De Rossi empurrou para as redes. 1 a 1.
O time europeu continuou dominando as ações e chegava sempre com perigo. O Paraguai se defendia e tentava partir nos contra-ataques, sem muito perigo. Aos 38, Montolivo quase virou o jogo. O jogador bateu forte de longe e obrigou Villar a fazer grande defesa, espalmando para escanteio.