O governo estadual deve apresentar, até o fim do ano, um novo programa com incentivos fiscais em Goiás. O “Goiás Energia Sustentável” tem o objetivo de fomentar a produção regional de materiais que possibilitem a popularização de novas fontes de energia renovável, principalmente a solar fotovoltaica.

Uma vez apresentado o programa de incentivos fiscais, o governo enviará à Assembleia Legislativa um projeto de Lei que prevê benefícios a indústrias do setor. O texto foi elaborado pelo Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás.

O presidente do Fórum e da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC), explica como está a elaboração do novo programa.

“O Estado de Goiás já preparou uma legislação específica para atrair esse tipo de investimento no estado, nós vamos apresentar isso nos próximos dias. É um importante passo para que as pessoas conheçam o sistema e comecem a estar atenta até para que possa futuramente utilizar. Creio que, em breve cada pessoa poderá operacionalizar o próprio sistema de energia na sua casa”, afirma.

Deputados e empresários ligados ao setor energético acompanham nesta quarta-feira, desde às 14h a instalação de um poste abastecido exclusivamente com energia solar, em frente à Assembleia Legislativa.

O custo para que famílias tenham acesso ao fornecimento de energia solar ainda é alto em Goiás. O preço médio atual para instalação de painéis solares em casas é de R$ 7 mil por morador. O deputado Simeyzon Silveira avalia que o custo deverá cair nos próximos anos.

“Nos próximos cinco anos é que esse preço caia para emm torno de 5%, até pelo incentivo que nós estamos trabalhando junto a esse programa que vai ser lançado. Esses incentivos vão barateando principalmente a produção da placas. É um sistema caro mas que ainda compensa muito. Só para se ter ideia, você vai demorar cerca de cinco anos, mas vai ter um sistema que vai durar sem manutenção por pelo menos 25 anos”, conclui.

Com informações do repórter Rubens Salomão