Na noite desta terça-feira, Ceará e Atlético fizeram uma partida bem equilibrada, na Arena Castelão, que foi decidida nos minutos finais. O confronto, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2016, terminou com vitória da equipe goiana por 1 x 0. O gol que garantiu a manutenção dos 100% de aproveitamento do time rubro-negro foi marcado pelo meia Luiz Fernando, aos 38 minutos da etapa final.

Com o resultado, o Dragão chega aos 9 pontos, assumindo, neste momento, a liderança da Série B. Já o time nordestino permanece com 4 pontos, na quarta colocação do torneio.

Na próxima rodada, o Atlético disputa o clássico contra o Vila Nova, no estádio Serra Dourada, às 16h de sábado. No mesmo dia e horário, o Vozão visita o Avaí na Ressacada.

1º Tempo

A etapa inicial foi bem equilibrada na Arena Castelão. O time da casa tentou impor seu ritmo no começo do confronto e teve uma boa chance logo aos 4, em um lance de bola parada. Felipe chutou cruzado rasteiro em falta lateral e o zagueiro Sandro, dentro da área, completou rasteiro. Kléver defendeu em dois tempos. Aos 7 veio a resposta rubro-negra: Michel recebeu passe de Matheus Ribeiro na ponta direita de ataque e bateu forte, sobre a meta do Ceará.

Aos 16 minutos, Romário cobrou escanteio com força, Júnior Viçosa ganhou no alto da defesa, mas cabeceou para fora. Aos 20, o Dragão teve mais uma chance, dessa vez no contragolpe. Gilsinho recebeu passe e bateu de fora da área, parando na defesa de Éverson.

A partir do minuto seguinte, o Ceará passou a dominar as ações e teve as melhores oportunidades. Aos 21, Serginho tocou para Felipe na ponta direita e o camisa 10 entrou na área e chutou forte, cruzado. A bola carimbou a trave. Marino avançou e soltou uma bomba de longa distância, mas mandou sobre o gol atleticano, aos 27 minutos.

Aos 43, Felipe recebeu na entrada da área e bateu de canhota, com efeito. A bola passou perto do ângulo de Kléver. Foi a última oportunidade da primeira etapa, que terminou sem gols.

2º Tempo

O Dragão voltou com duas mexidas para o segundo tempo: William Schuster na vaga de Gilsinho e a entrada do goleiro Marcos, terceiro goleiro do Atlético, no lugar de Kléver, que saiu lesionado.

E o camisa 12 foi testado logo no primeiro minuto da etapa final, já que Thallyson cruzou da esquerda, Marllon tentou afastar, mas mandou contra o próprio patrimônio. Marcos mostrou estar atento e fez a defesa.

Aos 15 minutos, o Atlético teve a melhor chance do jogo, quando Júnior Viçosa foi lançado, ganhou em velocidade de Thallyson e bateu rasteiro na saída do goleiro do Ceará. Porém, Éverson salvou com o pé, evitando o gol do time goiano.

Aos 22 minutos, Alex Amado carimbou a defesa atleticana na primeira tentativa. Em seguida, ficou com a sobra e bateu, do bico da grande área, com efeito, direto para fora. Assisinho cruzou da direita para bela cabeçada de Rafael Costa aos 30 minutos. Marcos saltou para fazer bela defesa. Aos 34, Thiago Cametá cruzou da direita e Alex Amado, de voleio, finalizou. Marcos defendeu sem dar rebote.

O time goiano se lançou ao ataque a partir do minuto seguinte, quando Viçosa recebeu na ponta esquerda e bateu cruzado, no alto. O goleiro do Vozão defendeu em dois tempos. Aos 37, William Schuster teve espaço, foi avançando e deu linda assistência para Luiz Fernando, que entrou na área, pela direita. O camisa 10 recebeu com liberdade e bateu forte, cruzado, para marcar o gol da vitória rubro-negra. Na comemoração, o jogador tirou a camisa, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Com um jogador a mais, o Ceará foi com tudo em busca do empate. Após cruzamento de Cametá pela direita, o zagueiro Sandro cabeceou e Marcos defendeu no reflexo aos 44 minutos. No rebote, o próprio Sandro cabeceou, a bola passou pelo goleiro, mas não entrou, pois o lateral Romário salvou em cima da linha.

O último lance da partida aconteceu aos 49 minutos. Após lançamento longo para a área, Felipe apareceu sozinho e, de carrinho, finalizou cruzado. A bola passou raspando a trave, direto para fora. No minuto seguinte, o árbitro encerrou a partida, confirmando mais uma vitória do Dragão na Série B.

FICHA TÉCNICA:

Ceará 0 x 1 Atlético
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 24/05/2016
Hora: 19h15
Árbitro: Philip Georg Bennett
Assistentes: Silbert Faria e João Luiz Coelho
Cartões amarelos: Felipe (Ceará); Pedro Bambu, Luiz Fernando e Eduardo (Atlético)
Cartão vermelho: Luiz Fernando (Atlético)
Gol: Luiz Fernando (ACG) aos 37’ 2T (0-1)

CEARÁ: Éverson; Tiago Cametá, Antônio Carlos, Sandro e Thallyson (Eduardo); Marino, Richardson, Serginho (Assisinho) e Felipe; Tomas Bastos (Alex Amado) e Rafael Costa.
Técnico: Sérgio Soares
ATLÉTICO: Kléver (Marcos); Matheus Ribeiro, Lino, Marllon e Romário; Michel, Pedro Bambu, Magno Cruz (Eduardo) e Luiz Fernando; Gilsinho (William Schuster) e Júnior Viçosa.
Técnico: Marcelo Cabo