Frustrante. Nenhuma palavra pode definir melhor a derrota do Vila Nova por 2 a 1, nesta sexta-feira (15), para o Paraná, em Curitiba. Principalmente porque o time goiano teve plenas condições de conquistar três preciosos pontos fora de casa, no entanto, por falhas defensivas, caiu diante da equipe da casa, mesmo tendo apresentado mais volume de jogo.

Sem se intimidar, o time goiano encarou o Paraná com ousadia, mas, com muita insegurança no setor defensivo, sofreu o primeiro gol na etapa inicial, marcado por Giancarlo. No segundo tempo, o Paraná ampliou com Lima e o Tigre reagiu logo em seguida. Roni voltou a marcar de pênalti depois de desperdiçar cobranças por duas partidas seguidas.

Mesmo sendo fora de casa, a derrota – primeira de Hélio dos Anjos fora de casa à frente do Vila na Série B – dá um gostinho de que poderia ser evitada, não fosse a desatenção ou a falta de sorte em alguns momentos. Com o resultado, o Paraná alcança o G-4 (3º colocado) e o time goiano se distancia um pouco dos primeiros, ficando no 10º lugar.

Defesa insegura; Paraná na frente

Com o espírito de quem queria trazer três pontos para Goiânia, o Vila Nova começou atacando. Aos sete minutos, Luiz Fernando cobrou escanteio e Roni cabeceou nas mãos do goleiro do Paraná. Cinco minutos depois, o Tigre teve sua melhor chance na primeira etapa. Luiz Fernando lançou Leandro Cearense, que bateu de primeira, cruzado, com a perna esquerda e a bola tirou tinta da trave do goleiro Zé Carlos.

No meio-campo e ataque o colorado ia bem. No entanto, na defesa, deixava a desejar e, por falhar individuais, permitia que o Paraná assustasse. Aos 14 minutos, a zaga cochilou na saída de bola, Giancarlo recebeu sozinho na área e mandou de perna esquerda, muito perto do gol de Michel.

O time goiano tinha mais posse de bola e faltava um detalhe para que conseguisse abrir o placar. Aos 19, Jorge Henrique cruzou na área, Roni tentou dominar e não conseguiu. Leandro Cearense brigou e, de carrinho, mandou por cima do gol.

Porém, a instabilidade na defesa fez com que o colorado descesse para o intervalo em desvantagem. Aos 21 minutos, Jefferson Maranhão ganhou o lance de Éder Lima, avançou e cruzou na área. O centroavante Giancarlo só rolou para o fundo da rede. 1 a 0.

Aos 29, Giancarlo novamente teve boa chance de ampliar. Ele recebeu na direita e bateu forte no canto. Michel Alves teve que se esforçar para desviar para a linha de fundo.

Paraná consolida vitória

Em desvantagem, o Tigre voltou para a segunda etapa com a mesma postura ofensiva e com a defesa um pouco mais segura. E logo aos três minutos, Augusto teve boa chance de empatar, mas, de cabeça, o zagueiro mandou pela linha de fundo.

Cinco minutos depois, mais uma boa chance colorada. Roni recebeu pela esquerda, arrancou e bateu forte. A bola explodiu no travessão. No rebote, Leandro Cearense ainda tentou de cabeça, mas o goleiro Zé Carlos conseguiu se recuperar e fazer a defesa.

Mas em um lance de rara felicidade, em um contra-ataque, o time da casa trabalhou bem a jogada para ampliar aos 14 minutos. Depois de boa triangulação, Giancarlo tocou para trás e Lima bateu forte, no canto esquerdo, sem chance para Michel. 2 a 0.

O gol poderia jogar um balde de água fria nas pretensões coloradas, no entanto, não abalou o time goiano que, na saída de bola, conseguiu diminuir. Wando, que tinha acabado de entrar, recebeu dentro da área e foi derrubado. Pênalti. Roni, que perdeu cobranças de penalidade nas duas últimas partidas, se redimiu e desta vez mandou para as redes: 2 a 1.

Mas ficou nisso. O bom volume de jogo goiano não foi suficiente para buscar o resultado e Hélio dos Anjos amargou seu primeiro tropeço longe de Goiânia à frente do Tigre.

FICHA TÉCNICA-PARANÁ CLUBE 2 x 1 VILA NOVA

Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Data: 15 de julho de 2011, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Assis Almeida Filho
Assistentes: Thiago Gomes Brigido e Arnaldo Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Giancarlo, Jefferson Maranhão, Serginho, Júlio César (Paraná); Adílson, Augusto, Betinho (Vila Nova)
Cartão vermelho: Serginho (Paraná)

GOLS: PARANÁ: Giancarlo, aos 21 minutos do primeiro tempo e Lima, aos 13 minutos do segundo tempo

VILA NOVA: Roni, aos 16 minutos do segundo tempo

PARANÁ: Zé Carlos (Luis Carlos); Lisa (Júlio César), Luciano Castán, Brinner e Lima; Junior Urso, Serginho, Everton Garroni e Welington (Cambará); Jefferson Maranhão e Giancarlo.
Técnico: Roberto Fonseca

VILA NOVA: Michel Alves; Augusto, Éder Lima e Jairo; Luizinho (John Lennon), Adilson, Ricardinho (Wando), Luiz Fernando e Jorge Henrique; Roni e Leandro Cearense (Betinho)
Técnico: Hélio dos Anjos