Os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizaram, na manhã desta terça-feira (24) nos estúdios da Rádio 730, o debate que antecede as eleições da instituição no próximo dia 27 de novembro. O encontro entre o atual presidente da Ordem e candidato à reeleição, Enil Henrique Filho, o atual diretor geral Flávio Buonaduce e o advogado Lúcio Flávio de Paiva foi mediado pelo apresentador Rubens Salomão.

O debate foi dividido em três fases. Na primeira, cada candidato teve dois minutos para fazer as suas considerações iniciais. Na segunda fase, de dois blocos, os candidatos fizeram as perguntas entre si. Na terceira e última fase, houve as considerações finais de cada participante. Em todas as fases, a ordem foi definida mediante sorteio.

Ouça o debate na íntegra: {mp3}2010/janeiro/16/OAB{/mp3}

O representante da chapa OAB Forte, Flávio Buonaduce, foi o primeiro a fazer a se apresentar e fazer as considerações iniciais. Atual diretor geral defende os debates propositivos da instituição, que visa ao resgate da importância histórica da OAB-GO, além de destacar a auto-suficiência do profissional de advocacia.

buonaduce

“O propósito é tacar duas linhas específicas, sendo uma institucional, resgatando a importância e o papel histórico da instituição como precursora dos grandes debates, e uma outra vertente, exatamente na questão corporativa, fazendo um enfrentamento em relação aos problemas que o advogado possui hoje, na dificuldade da manutenção desse profissional no mercado de trabalho”, afirma Buonaduce.

Enil Henrique, atual presidente e candidato à reeleição, trouxe as propostas de sua chapa OAB Independente, e destacou o tripé que sustenta sua candidatura, baseada na independência, transparência e participação, além da busca pela aproximação da instituição com os advogados e manifestar oposição ao atrelamento de profissionais da advocacia a cargos públicos.

“Temos isso pela experiência adquirida durante esses anos, e coletamos a necessidade de uma aproximação da Ordem junto à advocacia, um distanciamento que prejudicou sobremaneira essa relação, e a advocacia de um modo geral, tanto a da capital quando a do interior, sentiu muito. Sabemos do trauma que foi sofrido pela advocacia na questão do atrelamento da Ordem junto ao poder executivo e isso é inadmissível”, ressalta.

enilhenrique

O candidato Lúcio Flávio de Paiva, que já havia frisado o fato de ser o único representante de oposição nas eleições, destacou as mudanças que ocorreram na América Latina, especificamente no governo argentino após 14 anos da gestão Kirchner, e ressaltou a defesa da transparência, moralidade e retidão em relação aos interesses da advocacia.

“É preciso darmos encerramento a 30 anos de continuísmo para que nós possamos adentrar a um período em que a OAB voltará a atender e a cuidar daquele que é o seu principal patrimônio que são os advogados e advogadas de Goiás. Todos estão ansiando por esta mudança, e faltam apenas três dias para que ela ocorra”, reforça o candidato da chapa OAB Que Queremos.

lucioflavio

As eleições serão realizadas na próxima sexta-feira (27), das 9h às 17h, nas subseções de cada município do estado. Em Goiânia, o pleito será no Centro de Convenções, Setor Central da capital. O acesso aos demais locais e ao edital estão disponíveis no site da OAB-GO http://www.oabgo.org.br/.