(Foto: Sagres on)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, na busca da Certificação Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2016, adotou a assistência à pessoa com lesão medular para ser a Linha de Cuidado de Excelência do hospital.

“O propósito da Linha de Cuidado à pessoa com lesão medular é oferecer um atendimento ágil para que os agravos sejam evitados ou minimizados ao máximo. A meta é que a espera do paciente para iniciar o tratamento seja de até 15 dias. O Projeto Terapêutico do paciente com lesão medular é prescrito já na primeira semana, quando o usuário é admitido na instituição, por meio de uma triagem realizada pela equipe multidisciplinar do hospital”, explica o supervisor Multiprofissional de Reabilitação do CRER, Eduardo Carneiro.

Com dois anos de implantação, completados em agosto deste ano, o CRER já admitiu neste período 256 pacientes com lesão medular. Dentre essas pessoas atendidas, 80% são homens, com idade entre 21 e 30 anos. Além disso, 32% das lesões foram provocadas por acidentes de trânsito, 23% por projétil de arma de fogo, 14% por queda, 10% em decorrência de procedimento cirúrgico e 21% das lesões foram provocadas por outras patologias (mielopatia, mergulho em águas rasas, mielite, entre outros).

Wellington Nunes Borges, de 32 anos, é um dos pacientes com lesão medular atendidos no CRER. Usuário do hospital desde junho deste ano, quando foi atingido por um tiro na coluna, Wellington ficou internado na unidade para reabilitação por 35 dias. Após a alta, o paciente segue seu tratamento ambulatorial na fisioterapia, hidroterapia e no basquete adaptado do CRER.

“Quando aconteceu isso comigo, pensei que a minha vida tinha acabado. Mas aí depois que vim para o CRER eu vi que tem muita vida pela frente, muito sonho para ser realizado. Os profissionais do CRER têm me ajudado muito, tanto no tratamento quanto no apoio psicológico. Não é fácil encarar a cadeira de rodas, mas com a qualidade do tratamento que recebo aqui fica tudo mais fácil”.

O supervisor Multiprofissional de Reabilitação explica ainda que o hospital oferece amplo atendimento ao paciente com lesão medular. “O objetivo é que o paciente seja assistido em todo o seu processo de reabilitação, readaptação e inserção na sociedade. Para isso, o CRER oferece a realização de exames, consultas, terapias e entrega de dispositivos (cadeira de rodas e órteses) com agilidade e eficiência, para que o Projeto Terapêutico seja efetivo dentro do tempo previsto.”