A cidade de Chapadão do Céu, no extremo sudoeste do Estado, conhecida por ter o maior Índice de Desenvolvimento Humano em Goiás, ficou quase 40 horas sem energia elétrica nos últimos dois dias. A interrupção pegou todos de surpresa e gerou grandes prejuízos.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento da cidade, Luiz Alberto Parente Lustosa, relata que tudo parou. “A cidade perde os sinais de celular, o telefone fixo não funciona e o abastecimento de água, que é feito por poços artesianos, também não”, disse, à repórter Denise Santiago.
Segundo ele, na terça-feira, a interrupção durou das 16h até as 8h da manhã do dia seguinte. Na quarta, houve uma nova queda que durou até as 15h desta quinta-feira. “Trouxe muitos transtornos. Ainda não nos aprofundamos nas consequências, principalmente no campo, mas isso traz grandes prejuízos para o município e para o Estado”, define o secretário, que pede investimentos:
“As nossas linhas também precisam ser renovadas, porque são antigas e não estão suportando toda a demanda que Chapadão do Céu precisa para tocas as indústrias”.
Resposta
Em nota, a CELG informou que o rompimento – em dois trechos diferentes – de um cabo na rede da linha de transmissão que atende o município de Chapadão do Céu provocou a interrupção.
A assessoria de imprensa da empresa garante que equipes foram enviadas ao local para detectar o ponto exato do rompimento e realizar a recuperação do dano causado no sistema elétrico. “Contudo em função de manobras necessárias realizadas em caráter de teste, novas interrupções ocorreram nos dias 16 e 17/01”, justifica.
O texto diz ainda que as condições de tempo e terreno dificultaram o trabalho das equipes de manutenção e que o fornecimento de energia já foi restabelecido.