O segundo turno das eleições municipais em Goiás não registrou registros de ocorrências até às 14h30 deste domingo (29). O dado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás em sua segunda coletiva de imprensa do dia. O cenário é parecido com o do primeiro turno realizado há duas semanas, quando os TCOs protocolados foram considerados mínimos pelo órgão.
“Felizmente continuamos sem nenhuma ocorrência. Temos um serviço de inteligência feito em conjunto com as Polícias Militar e Civil, envolvendo as vezes até a Guarda Municipal e Polícia Federal”, revelou José Carlos da Silva, Assessor da Diretoria Geral do TRE.
Além disso, a Polícia Militar de Goiás (PM) tem utilizado drones para intensificar a fiscalização de derramamento de santinhos, boca de urna e outros crimes eleitorais.
Por outro lado, 17 urnas precisaram ser substituídas, sendo nove em Goiânia e oito em Anápolis. “É um percentual que não alcança sequer 0,5% do total de urnas. dentro da normalidade, foram substituídas sem nenhum problema”.

Diferentemente do que ocorreu no primeiro turno com o atraso na apuração dos votos, a expectativa do TRE é que os resultados sejam totalizados no máximo duas horas após o término das votações.
“Espera-se que no máxima em duas horas nós tenhamos a totalização no estado de Goiás, até porque agora que a totalização é centralizada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá que efetuar em apenas 57 munícipios no país”, explicou José Carlos da Silva.
Confira na íntegra a coletiva do TRE: