(Foto: Danilo Camilo)

Um despertar de movimentos espontâneos que culminam em dança, a partir do som que dá nova vida ao meio urbano. De um jeito mais simples, o projeto POR ACASO – Tardes de Improviso faz você querer dançar e experimentar a musicalidade de instrumentos no meio da rua!

Este exercício de provocação a quem passa  chega a 60ª edição neste sábado (30/6), a partir das 17h, em frente a Casacorpo, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. A atividade é gratuita. “A provocação é estar artista e não necessariamente ser. É estar artista, tocando e dançando”, conta a artista e produtora, Luciana Celestino.

Luciana faz parte do grupo de dança ¿por quá?, que realiza o evento há seis anos. Tudo é desenvolvido junto com o projeto de musicalidade Vida Seca, que cria instrumentos musicais e faz pesquisa sonora a partir de materiais reutilizados.  

Assim, quem for à rua sem saída, onde ocorre o POR ACASO – Tardes de Improviso, neste sábado, encontrará um tatame, instrumentos musicais posicionados e pessoas já dispostas a dançar e improvisar músicas. Tudo ali, esperando a sua interação e para o seu divertimento!

A produtora conta que o envolvimento das pessoas é o grande desafio. São comuns relatos de quem preferiu assistir algumas vezes e só então se sentiu à vontade para interagir com instrumentos musicais e outras pessoas em coreografias feitas ao acaso. “O se fazer ver é uma escolha”, ressalta Luciana.

O POR ACASO – Tardes de Improviso tem uma bela bagagem de lugares em que já ocorreu.  São várias cidades em Goiás, no Brasil, além de Buenos Aires (ARG) e Montevidéu (URU). Em cada espaço, o evento busca um contexto a partir de centros de artes locais.

Em intervenção na região Noroeste de Goiânia, em parceria com o Centro Cultural Eldorado do Carajás, por exemplo, o projeto teve batalhas de rap com moradores.  A manifestação faz parte da rotina cultural local e traz mais familiaridade à nova intervenção, uma experiência que enriquece artisticamente todas as partes.

Dicas para acompanhar o evento deste sábado

Neste ano, estão previstas nove edições do POR ACASO – Tardes de improviso.  A edição 60, neste sábado (30/6), marca a metade do calendário. E caso você decida ir desta vez, leve cangas ou cadeiras portáteis para ficar bem confortável, acompanhar apresentações e participar.

A organização também incentiva hábitos sustentáveis. Então, se você levar seu próprio copo de casa já estará colaborando. Haverá opções de alimentação. A água é gratuita.  

Além de dança e música colaborativas, haverá apresentações dos grupos infantis Bloco do Lixo e Dança de dançar, com o resultado de trabalho desenvolvido dentro da Casacorpo ao longo de seis meses.

PROGRAMAÇÃO | POR ACASO – Tardes de Improviso

Quando: Sábado, 30/6, das 17h às 20h

Onde: Av. 243, esquina c Rua 233, Setor Leste Universitário, Goiânia.

Entrada: Gratuita

Programação: 17h: Apresentação Bloco do Lixo e Dança de Dançar

17h30: POR ACASO_tardes de improviso especial 60!

Quer saber mais opções para o final de semana? Clique AQUI!