Já foram vários os exemplos no esporte que, quem nunca desiste, acaba premiado no final. O Vila, com um jogo mais tranquilo e inteligente que o normal, foi paciente, e quando parecia que iria empatar com sabor de derrota, tirou forças do fundo do baú para vencer. Com gol de Douglas Assis aos 46min do 2º tempo, o Vila venceu o Grêmio Barueri por 3 a 2, na Arena Barueri, e voltou ao G4 do Grupo B da Série C.

O Jogo

O jogo começou equilibrado, com os dois times se estudando, mas a defesa do Vila Nova parecia estar dormindo ou até mesmo jogando contra o próprio time. Aos 13 minutos, Leonardo, titular pela primeira vez, recuou mal, Neto Gaúcho também falhou e Thiago Marques aproveitou o presente e fuzilou o goleiro Tony, abrindo o placar aos paulistas. Ainda sonolento, o Vila quase sofreu o segundo aos 16, quando Frontini testou contra o patrimônio e a bola passou raspando.

Se era o frio forte na Arena Barueri, o Vila, já aquecido, começou a jogar bola a partir dos 20 minutos. Aos 21, o zagueiro Neto Gaúcho quase se redimiu do erro, acertando a cabeçada no travessão. Aos 24, veio o empate, quando Marco Aurélio foi lançado, entrou na área e foi derrubado, com o pênalti sendo marcado corretamente. Na cobrança, o atacante Frontini, dessa vez a favor, cobrou com categoria e empatou.

Insatisfeito com a atuação do time, o técnico do time paulista, Francisco Diá, tirou o lateral direito David e lançou no jogo o atacante Niel, deixando o time mais ofensivo. A mudança equilibrou a partida e a última chance da primeira etapa foi aos 36min, em cobrança de falta de Harison, que passou raspando a travessão.

2º tempo

Com a mesma proposta de arriscar no erro do adversário, o Vila se manteve tranquilo durante a segunda etapa e em momento algum foi sufocado pelo time da casa. Pelo contrário, o Vila até assustou o Barueri algumas vezes. Em uma delas, aos 15, em cruzamento na área, Marco Aurélio cabeceou no canto direito, mas tirou muito do gol e ela passou raspando.

O tempo foi passando e Heriberto da Cunha insistia em não mexer no time, até que tirou Frontini para colocar Thiago Marin. Deu resultado. Aos 35, em passe de Róbston com muita qualidade, Leonardo saiu na cara do goleiro Márcio e tocou por cima, com mais categoria ainda. O jogo ganhou em drama no fim e o Vila foi gigante.

Aos 41min, Thiago Marques ganhou da defesa colorada e finalizou com categoria, sem chance para Tony, empatando o jogo novamente. Com o Barueri se lançando à frente, o Vila teve espaço para puxar os contra-ataques. Aos 44, Gustavinho foi lançado em velocidade, ganhou da zaga e chutou, mas a direção não foi a melhor. Quando tudo indicava um empate, o Vila mostrou o que é não desistir. Aos 46min, em cruzamento na área, Douglas Assis testou firme e fez o gol da vitória.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO BARUERI X VILA NOVA

Local: Estádio Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data: 18/08/2013

Horário: 16 horas

Árbitro: Leandro Junior Hermes (PR)
Assistentes: Moises Aparecido de Souza (PR) e Arestides Pereira da Silva Junior (PR)

Renda e Público: 722 pagantes/ R$1.439,00

Cartão Amarelo: Arthur, Marco Aurélio (VNO)

GOLS: Thiago Marques 13′ 1T (1-0); Frontini 24′ 1T (1-1); Leonardo 35′ 2T (1-2); Thiago Ramos 41′ 2T (2-2); Douglas Assis 46′ 2T (2-3)

GRÊMIO BARUERI: Márcio; David (Niel), Mauricio Leal, e Paulinho Oliveira; Douglas, Paulinho (Alê), Bebeto (Renatinho) e Harison; Thiago Brito e Thiago Matos

Técnico: Francisco Diá.

VILA NOVA: Toni; Arthur, Douglas Assis, Neto Gaúcho e Leonardo Jesus; Alisson, Luís Marques, Robston e Weslley; Marco Aurélio e Frontini (Thiago Marin).

Técnico: Heriberto da Cunha.