Irã e Nigéria estrearam na Copa do Mundo do Brasil e protagonizaram um dos piores jogos do Mundial até o momento. Sem muita qualidade técnica e criatividade, as equipes abusaram da velocidade e das faltas para tentar a primeira vitória e a partida deixou a desejar. O resultado de 0 a 0 mantém as duas equipes empatadas no grupo F, com Argentina na liderança com três pontos, e a Bósnia-Hezergovina na lanterna sem pontuar.
1°Tempo
Desde o início da partida o controle total foi da equipe nigeriana. Presente no setor ofensivo, os africanos buscavam o gol e criavam chances para marcar. Enquanto isso, cabia ao Irã se segurar atrás da maneira que dava e encontrar algumas válvulas de escape para descer nos contra-ataques. A partida era bastante veloz e favorável à Nigéria.
Aos sete minutos do primeiro tempo as Super Águias chegaram a balançar as redes com Musa, porém, o árbitro equatoriano Carlos Vera viu falta do atacante no goleiro Haghighi e invalidou a jogada. Os jogadores nigerianos reclamaram bastante, mas o árbitro manteve a decisão. Isso fez a Nigéria sair ainda mais para o ataque.
Durante toda a primeira etapa apenas uma boa chance apareceu para a Seleção do Irã. Em boa trama pela ponta direita, a bola foi cruzada na grande área e Ghooch cabeceia firme para o gol. Eneyema sai bem e faz a defesa. Apesar da grande velocidade e algumas boas chances, o primeiro tempo ficou mesmo no zero a zero.
2°Tempo
Já na etapa final o Irã passou a ter um pouco mais de posse de bola e diminuir o desequilíbrio ofensivo que havia na partida em favor dos africanos. As boas investidas dos iranianos detinham mais os jogadores da Nigéria em seu campo defensivo e impossibilitava as blitz africanas na área do goleiro Haghighi.
Por outro lado, Eneyama trabalhava com mais frequência e foi exigido duas vezes para evitar o gol iraniano no segundo tempo. O time conseguia equilibrar a partida. Aos 30 minutos a Nigéria voltou a incomodar, com Onazi chutando de longe do gol. A bola foi perigosa e exigiu do goleiro iraniano boa defesa.
FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 X 0 NIGÉRIA
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 16/06/2014
Horário: 16h
Árbitro: Carlos Vera – EQU
Assistente 1: Christian Lescano – EQU
Assistente 2: Byron Romeo – QUE
Cartões Amarelos: Timotian (Irã)
IRÃ: Haghighi; Hosseini, Montazeri, Sadeqi e Heydari; Pooladi, Timotian, Hajsafi; Nekounam e Dejagah (Bakhsh); Goochannejad.
Técnico: Carlos Queiroz
NIGÉRIA: Eneyeama; Ambrose, Omeruo, Oboabona (Yobo) e Oshaniwa; Obi Mikel, Onazi e Moses (Ameobi); Musa, Azeez (Odemwingie) e Emenike.
Técnico: Stephen Keshi