O secretário-geral da ONU, António Guterres, é fotografado por estudante durante visita a uma escola gerenciada pela agência das Nações Unidas para refugiados palestinos (UNRWA) em campo da Jordânia (Foto: ONU) 

Na mensagem de Ano Novo da Organização das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, António Guterres, mandou um recado aos jovens. Destacando o protagonismo da juventude no planeta, ele disse que os jovens são a maior fonte de esperança. “A vossa paixão e determinação são inspiradoras. Eu ouço a voz a exigir justamente um papel na construção do futuro. Estou convosco! A Organização das Nações Unidas está convosco – e pertence-vos”, disse.

Ao destacar as desigualdades, a divisão e ódio que permanecem e que, segundo ele, muitos fomentam, Guterres enfatizou que 2020 chega com um ambiente de incerteza e insegurança. “Vivemos num mundo com guerras e num planeta em aquecimento. As alterações climáticas não são apenas um problema de longo prazo, mas um perigo claro e presente”. O secretário-geral mandou um recado à todos. “Não podemos dar-nos o luxo de ser a geração que ignorou esta realidade e comprometeu o futuro do planeta”.

Em 2020, a ONU completará 75 anos. A Organização internacional que reúne países para trabalhar pela paz, foi fundada em 24 de outubro de 1945. Segundo Guterres, a ONU lançará uma Década de Ação para os Objetivos de Desevolvimento Sustentável, com oobjetivo de construir uma “globalização justa”. Em 2019, o protagonismo dos jovens para as causas de proteção ao meio ambiente foi destaque mundial. O Secretário-geral fez um pedido para a juventude. “o mundo precisa do empenho ativo dos jovens. Continuem a pensar grande. Continuem a superar barreiras. E continuem a pressionar”.

Guterres encerrou sua mensagem desejando paz e felicidades para todos em 2020.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Hzsyrpda-UQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}