A situação não é das melhores, mas não importa, clássico é clássico e assim ele deve ser tratado. De um lado um time motivado, perseguindo bem de perto o que antes era um sonho distante. Do outro, uma equipe abatida, sentindo o golpe de uma temporada trágica e amargando um rebaixamento iminente. Esses ingredientes poderiam escrever uma receita previsível, apontando um vencedor. Poderia, se não se tratasse de um jogo entre Atlético Goianiense e Vila Nova, um verdadeiro clássico goiano. As duas equipes se enfrentam no Serra Dourada, nessa sexta-feira (31), às 19h30, pela 32° rodada do Brasileirão Série B.
O Dragão, além de mandante, é o time que vem confiante, com 51 pontos na sexta colocação e a possibilidade real de entrar no G-4, coisa que parecia impossível há algumas rodadas atrás. Somam-se a isso a ótima campanha com Wagner Lopes no comando do time, o bom relacionamento e entrosamento entre o grupo de atletas e uma sequência de boas vitórias nas últimas quatro rodadas. Não bastassem as boas notícias, Thiago Feltri e Júnior Viçosa voltarão para reforçar a equipe depois de muito tempo se recuperando de lesão.
Como desfalques, Wagner Lopes não terá apenas o lateral esquerdo Diogo Barbosa, que está suspenso com três cartões amarelos. Assim, uma única novidade pintará na escalação titular para enfrentar o rival Vila Nova. Thiago Feltri retorna do departamento médico direto para os 11 iniciais. Com uma semana calma de trabalho, o Dragão foi definido da seguinte maneira para o clássico: Márcio; Mateus Caramelo, Lino, Artur e Thiago Feltri; Willian Arão, Pedro Bambu, Thiago Primão e Jorginho; Diogo Campos e Kayke. Viçosa ficará no banco de reservas.
Apesar de admitir o momento imensamente favorável ao Dragão, o zagueiro Lino prega respeito ao Vila Nova e vê alguns fatores que podem surpreender na partida dessa sexta-feira: “Todos nós sabemos que a fase do Vila não é das melhores e de todas as dificuldades que eles passam no campeonato. Mas, não podemos esquecer que é um time gigante, com enorme tradição e uma camisa pesada. Tem uma torcida apaixonada, então, tudo pode acontecer. O Atlético tem que ter o máximo de respeito e jogar com total seriedade, só assim para vencer”.
Juntando os cacos, o Tigrão terá que contar com a força da sua torcida para tentar se igualar no clássico diante dos rubro-negros. O time vem de uma sequência muito negativa, que praticamente selou a queda colorada para a Terceira Divisão nacional. Seriam necessárias seis vitórias nas últimas seis rodadas e contar com vários tropeços dos adversários imediatos na luta contra o descenso. Um quadro praticamente irreversível, que desanima até o mais otimista vilanovense.
Além disso, o time perdeu três jogadores importantes. O artilheiro do time na temporada Jheimy e o capitão Radamés foram expulsos contra o Santa Cruz e não jogam. O goleiro Cléber Alves tomou o terceiro cartão amarelo e também está fora. Por outro lado, Wladimir Araújo contará com a volta de meia Nenê Bonilha, que estava suspenso. Com apenas um treino foi realizado antes do duelo, o Tigrão será: André Luis; Arthur, Gabriel, Gustavo e Christiano; Leo, Nenê Bonilha, Felipe Macena e Léo Rodrigues; Paulinho e Dimba.
Mesmo de fora do jogo, o goleiro Cléber Alves tratou de dar ânimo aos companheiros e confia em uma boa atuação para honrar os torcedores colorados: “Estar de fora em um momento como esse é difícil, foi uma bobeira no último jogo e agora tenho que arcar com isso. Mas eu confio nos meus companheiros, sei que todos são profissionais e vão honrar a camisa do Vila e essa torcida maravilhosa até o fim. Nossa situação é difícil, mas uma vitória no clássico poderia amenizar tudo e dar alegria ao torcedor, que é o mais importante no momento”.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X VILA NOVA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 31/10/2014
Horário: 19h30
Árbitro: Anderson Daroco (RS)
Auxiliares: João Patrício de Araújo (GO) e Adaílton Fernandes Menezes (GO)
ATLÉTICO-GO: Márcio; Mateus Caramelo, Lino, Artur e Thiago Feltri; Willian Arão, Pedro Bambu, Thiago Primão e Jorginho; Diogo Campos e Kayke.
Técnico: Wagner Lopes
VILA NOVA: André Luis; Arthur, Gabriel, Gustavo e Christiano; Leo, Nenê Bonilha, Felipe Macena e Léo Rodrigues; Paulinho e Dimba.
Técnico: Wladimir Araújo