A inauguração do Hospital Regional do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, realizada neste sábado (13), pelo governador Ronaldo Caiado, virou motivo de disputa política. Em suas redes sociais, Caiado afirmou que o hospital “foi inaugurado em governos anteriores sem ter NADA, nem reboco”.

O comentário gerou resposta do PSDB: “O governo Caiado produziu mais uma fake news”. Segundo a nota, a primeira etapa do hospital foi, sim, inaugurada em 2018, pelo ex-governador José Eliton, com ala ambulatorial, apoio diagnóstico, emergência, banco de sangue, administração e vestiário da administração. A nota prossegue e diz que Caiado retirou equipamentos do local para atender outras unidades de saúde e não colocou o hospital para funcionar “por birra política”.

O hospital foi inaugurado com capacidade para 118 enfermarias e 68 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e deve ser referência para casos suspeitos e confirmados da infecção pelo coronavírus que necessitarem de internação neste momento de pandemia e ficará de legado para a população goiana após a fase crítica da crise sanitária.

Confira o post do governador Ronaldo Caiado:

Confira a nota na íntegra:

Hoje o governo Caiado produziu mais uma fake news.

O governador Ronaldo Caiado afirmou em sua conta nas redes sociais que o Hospital de Uruaçu “foi inaugurado em governos anteriores sem ter NADA, nem reboco”. Fake news. Mentira.

Em verdade, o Hospital não foi inaugurado em governos anteriores. A primeira etapa que compreendia a ala ambulatorial, apoio diagnóstico, emergência, banco de sangue, administração e vestiário da administração foi, sim, inaugurada pelo ex-governador José Eliton em 06/07/2018 e estava pronta – veja fotos de 2018, registro da imprensa e no próprio site do governo. (https://www.goias.gov.br/servico/35-saude/114584-inaugurada-a-primeira-etapa-do-hospital-hemu-em-urua%C3%A7u.html)

Etapa pronta que Caiado, por birra política, além de não colocar em funcionamento, em anos anteriores, retirou uma carreta de equipamentos para, supostamente, atender outras unidades de saúde, prejudicando milhares de pessoas que necessitavam de atendimento ambulatorial.

O governador Caiado deveria parar de produzir fake news, mentiras e bravatas. Deveria se preocupar em administrar Goiás para que não figure como o 2º pior Estado do Brasil na curva de mortes pela Covid-19. Deveria buscar adquirir vacinas, ao invés de ficar esperando seu aliado Bolsonaro. Deveria ter coragem e autoridade para determinar medidas para assumir suas responsabilidades e não jogar o problema no colo dos prefeitos.

O Brasil e Goiás estão cansados dessa radicalização irresponsável, de fake news, de governantes que não constroem nada em favor da sociedade e só ficam brigando, xingando e agredindo adversários.

O debate político deve ser pautado pelas ideias e argumentos e não por fake news, mentiras, bravatas e agressões – marcas dos governos siameses Bolsonaro e Caiado.

Por fim, o PSDB fica feliz que a unidade, mesmo tardiamente, tenha sido colocada em funcionamento, pois é o reconhecimento da importância dessa obra que foi idealizada, planejada, executada e entregue a primeira etapa pelos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, pelos governos do PSDB.