Em evento na manhã desta segunda-feira (13), o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Íris Rezende decidiram pelo fim do isolamento intermitente de 14×14 dias estabelecido há duas semanas. Com isso, além de outras atividades, os eventos esportivos estão liberados no Estado de Goiás desde que obedecendo um protocolo rígido com diversas restrições.
O primeiro item do documento referente ao futebol veta a presença de público durante os jogos e também nos treinamentos. Além disso, obriga que todos os profissionais envolvidos nas atividades dos clubes façam o exame da covid-19 e quem apresentar resultado positivo, seja afastado imediatamente. Essa ação já vem sendo praticada pelas equipes desde o retorno dos treinos em junho.
Entre as determinações também há delimitação de apenas cinco membros da comissão técnica durante as partidas, sendo que um deve ser o médico do clube. Além disso, estes profissionais deverão usar máscaras, assim como os jogadores que ficarão no banco de reservas. No local, os suplentes também deverão respeitar o distanciamento e ocupar os assentos de forma intervalada.
O decreto também orienta que atletas não pratiquem ações como beijar a bola, abraçar companheiros e cumprimentar jogadores adversários. A hidratação deverá ser feita de forma individual e com material descartável, está proibido o uso de squeezes (garrafinhas de água). Outro detalhe interessante é que os motoristas do ônibus que levam as delegações, também deverão ficar concentrados.

Com a liberação das autoridades, os clubes poderão realizar os jogos-treinos e amistosos na capital. O Goiás tem partidas marcadas contra o Capital, Brasiliense e Cuiabá, sendo que o primeira é contra o Capital no dia 18 no CT Edmo Pinheiro. Já o Atlético vai enfrentar Goiânia, Vila Nova, Cuiabá e Gama, sendo que o jogo contra o Galo também será no dia 18, no CT do Dragão.
Mais importante que os amistosos, a liberação também permite que as equipes goianas realizem as partidas do Campeonato Brasileiro em Goiânia. Sem o Accioly, a equipe rubro-negra deve mandar os jogos no Estádio Olímpico.
Confira na íntegra o protocolo exigido pelo Governo de Goiás na reabertura das atividades:
PROTOCOLO PARA REABERTURA CLIQUE AQUI