O instituto Datafolha divulgou neste final de semana números da pesquisa para eleição presidencial em 2018. Nas simulações para primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera todas, mas perde para a ex-senadora Marina Silva (Rede) no segundo.

O instituto simulou quatro cenários com candidatos diferentes do PSDB na disputa. A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

1º turno

No primeiro, com Aécio Neves (PSDB), Lula vence com 25% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede), com 15% e o tucano em terceiro com 11%. No segundo cenário, com Geraldo Alckmin (PSDB), Lula fica com 26%, Marina com 17% e o governador de São Paulo com 8%, empatado com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC).

Com José Serra (PSDB), Lula mantém vantagem de 25% sobre a segunda colocada Marina Silva com 16%. O ministro tucano aparece em terceiro com 9%, empatado com Jair Bolsonaro.

Em um quatro cenário, com os três tucanos e ainda Sérgio Moro, hipoteticamente, Lula vence com 24% das intenções de voto, seguido por Marina e Moro empatados com 11%. Aécio aparece na quarta posição, com 7%. Alckmin e Serra aparecem logo atrás de Bolsonaro. Confira a seguir.

  Cenário 1

cenarios

2º turno

Em simulações para um possível segundo turno, Marina Silva se destaca e vence o petista e também em cenários contra outros candidatos. Em disputa de Lula com Aécio, o ex-presidente vence por 38% contra 34% do senador, mesma vantagem que teria sobre José Serra, segundo a pesquisa, em um segundo cenário com o ministro das Relações Exteriores como adversário.

Quando enfrenta Marina Silva, a ex-senadora da República figura à frente de Lula, com 43% da candidata da Rede contra 34% do petista. Em disputa com Aécio, a vantagem de Marina é ainda maior, com 47% contra 25%. Contra Alckmin, ela venceria com 48% contra 25% das intenções de voto.

Contra José Serra, se as eleições em segundo turno fossem hoje, a ex-senadora venceria com 47% contra 27% do tucano. Em um último cenário, de Luca contra Serra, empate técnico. O  petista figura com 37% contra 35% do tucano.

Rejeição

Nesta etapa da pesquisa, em que o eleitor assinala o candidato no qual não votaria, se as eleições fossem hoje, o atual presidente Michel Temer (PMDB) lidera, seguido por Lula e Aécio Neves. Confira o quadro.

rejeicao