Neste domingo (7), mais de 138 milhões de pessoas irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 140,6 milhões de eleitores registrados no país, só não votam nestas eleições os moradores de Brasília e de Fernando de Noronha, além dos brasileiros residentes no exterior.
Onde não há eleição?
Segundo o TSE, o eleitorado que não vota neste domingo soma 2,1 milhões de pessoas. Em Brasília, não há votação porque não há prefeito, somente governador, cuja eleição ocorre junto com as dos estados. Em Fernando de Noronha, não há eleição porque o território pertence a Pernambuco e é gerido por administrador-geral, nomeado pelo governador.
Eleitores que estão fora do país poderão votar?
Os eleitores brasileiros que se encontram no exterior só podem votar para presidente da República, portanto, estão fora das eleições deste ano.
Qual a representatividade do eleitorado nas capitais?
Dados do TSE mostram que o eleitorado das 26 capitais onde o pleito ocorre representa 22,28% do total apto a votar. São mais de 30,8 milhões de eleitores nas capitais. No interior, são 107,6 milhões.
Quais municípios terão eleições pela 1ª vez?
Do total de municípios brasileiros, cinco elegerão o prefeito e representantes legislativos pela primeira vez. São municípios já criados, mas ainda não instalados administrativamente.
Alguns exemplos são: Paraíso das Águas (Mato Grosso do Sul) que foi desmembrado de Costa Rica; Mojuí dos Campos, desmembrado da cidade paraense de Santarém.
Também irão às urnas pela primeira vez os moradores de Pinto Bandeira, município do Rio Grande do Sul, Balneário Rincão, desmembrado de Içara, e Pescaria Brava, desmembrado de Laguna. Estes últimos ficam no estado de Santa Catarina.
Qual é o menor colégio eleitoral?
A cidade de Borá, na região centro-oeste paulista, localizada a 520 quilômetros da capital é o menor município do país e, portanto, menor colégio eleitoral do estado. Borá também tem uma característica muito peculiar: mais eleitores que moradores.
Apesar de o município ter apenas 807 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão aptas a votar 1.071 pessoas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo
(Com Agência Brasil)