(Foto: Divulgação)

Após apenas uma semana de abertura de inscrições a 19ª Goiânia Mostra Curtas já conta com mais de 300 filmes inscritos para participar do festival. As inscrições para seguem abertas até o dia 4 de julho de 2019,  pelo site. A participação é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Além do júri popular, o júri oficial que elegerá os vencedores é formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores com atuação nacional. 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 8 a 13 de outubro de 2019, no Teatro Goiânia, em Goiânia – Goiás, e é composta por cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 18ª Mostrinha. Sendo a Mostrinha voltada ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e municípios; além de uma mostra especial não competitiva que aborda uma temática relevante do nosso cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto. 

Na edição de 2018, o festival teve 999 filmes inscritos. Podem participar filmes de ficção, de documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2018 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do evento. A lista de obras selecionadas está prevista para ser divulgada até o dia 22 de julho, também pelo site do festival, podendo haver prorrogação a critério da organização. 

O festival conta também com vasta programação paralela com lançamentos literários, debates, encontros com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais e oficinas essenciais para a formação, qualificação e capacitação de forma elevada dos participantes. Esta edição contará ainda com a Feira Audiovisual, um espaço pensado para reforçar a continuação da feitura de curtas-metragens, discutir a sua importância no Brasil e de como este formato é fundamental para representar o cinema brasileiro no exterior. A proposta da Feira é oferecer mais do que apenas um encontro entre profissionais, mas um espaço para a capacitação seja através de oficinas e masterclasses, por meio da discussão e do encontro em painéis e eventos de networking. Estarão presentes cineastas, produtores, agentes internacionais de vendas, representantes internacionais, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. 

Arte

A arte da 19ª Goiânia Mostra Curtas tem como base a obra que o artista plástico goiano Fernando Costa Filho cedeu para o festival. Pintor, desenhista e artista gráfico, Fernando Costa Filho pertence à geração da arte contemporânea de Goiás, sendo o precursor do desenho contemporâneo no Estado. Com mais de 40 anos de carreira, Fernando iniciou suas atividades em artes plásticas em 1963, em Brasília, e seguiu para São Paulo em 1971, onde seguiu paralelamente com atividades em projetos gráficos e publicidade. Participou de diversas exposições coletivas em Goiás e por todo o país, como Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. 

Com base no tema afeto, encontro e união, As artistas gráficas e designers Beatriz Perini e Franxyk seguiram com as características do trabalho de Fernando, trabalhando sobreposições, cores vibrantes e diferentes estéticas reunidas. “Nos apropriamos da obra de Fernando para criar novas imagens e um alfabeto baseado em suas pinceladas para transformarmos as texturas de seu quadro em um padrão”, explicam as artistas. 

Nascida e criada em Goiânia, Beatriz trabalha com elaboração de peças materializando suas experimentações visuais através de gravuras e publicações independentes. Franxyk, que trabalha também com ilustração e tatuagem, produz e distribui suas obras em formatos de zines, roupas e gravuras de técnicas mistas. 

A diretora-geral do festival, Maria Abdalla, destaca que ter a presença de artistas goianos em colaboração com o festival só reforça a identidade do evento. “Ter duas jovens artistas responsáveis por toda a criação visual, com base nas obras do querido Fernando Costa Filho, é muito significante. Toda identidade visual desta edição terá uma característica atual, mas sem perder a referência do trabalho de Fernando que, apesar de ter sido produzido na década de 80, é extremamente contemporâneo”, ressalta. 

Curadores

Para esta edição, a 19ª Goiânia Mostra Curtas conta com um exímio time de curadores que irão selecionar os filmes para as mostras competitivas e especial. 

Maria Abdalla – Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros

Com experiência em curadoria, júri e produção de filmes e eventos cinematográficos desde 1998,  é idealizadora e diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, sendo sua principal curadora; 

Eduardo Valente – Curta Mostra Goiás

Cineasta, tendo dirigido três curtas e um longa, todos com passagem por distintas seções do Festival de Cannes, entre inúmeros outros eventos no Brasil e no mundo. Seu filme de estreia, Um Sol Alaranjado, ganhou o primeiro prêmio na competição Cinefondation (Cannes). Entre 2011 e 2016 trabalhou como Assessor Internacional da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Ministra aulas na Academia Internacional de Cinema e atua ainda com crítica e programação de festivais, sendo atualmente parte da equipe de programação do Olhar de Cinema em Curitiba e delegado no Brasil do Festival de Berlim. 

Cesar Cabral – Curta Mostra Animação

Formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atua como diretor e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop-motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa (mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais), Tempestade e a série Angeli The Killer. No momento finaliza seu primeiro longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”. 

Gabriella Romeu – 18ª Mostrinha

Jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para a infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis. Escreve há vinte anos para no Jornal Folha de S. Paulo. É diretora do projeto infâncias (www.projetoinfancias.com.br), corroteirista do curta documental Disque Quilombola e dirigiu o documentário Meninos e Reis. 

Lila Foster – Curta Mostra Especial

É pesquisadora e curadora. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, o seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Como curadora, atuou nos festivais Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba e (S8) Mostra de Cinema Periférico (A Coruña, Espanha).  Atualmente integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e Mostra de Cinema de Ouro Preto. 

Marcus Mello – Curta Mostra Especial

Programador, pesquisador e crítico de cinema, um dos editores da revista Teorema (2002), uma das publicações de cinema mais respeitadas do Brasil. Entre agosto de 2004 e março de 2012 foi titular da coluna de cinema da revista Aplauso (edição 57 a 113). Formado em Letras, é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em gestão cultural pela Universidade de Girona, na Espanha, em curso realizado em parceria com o Itaú Cultural de São Paulo.