(Foto: Carol Ongaratto/Assessoria FPC)

O embaixador do Japão, Akira Yamada, visitou nesta sexta-feira (17), a sede Fundação Pró-Cerrado, no Núcleo Seu Jaime, em Aparecida de Goiânia, participando de cerimônia de comemoração ao aniversário de 25 anos da instituição. No encontro com representantes da organização, o embaixador ressaltou a boa relação entre Brasil e Japão na preservação e conscientização do bioma cerrado, além de confraternizar com os jovens aprendizes e buscar mais detalhes da execução do programa de aprendizagem.

Durante a visita, Akira Yamada conheceu o programa de aprendizagem, idealizado em Goiás, modelo de política pública para a juventude e referência nos encontros do C-20. Em entrevista ao Sistema Sagres, o embaixador foi questionado sobre a juventude estar inserida nas oportunidades de integração, ele afirmou que não sabe como vai se desenvolver, mas que é muito importante aumentar o intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

“Educar crianças e jovens é a base para estabelecer um país forte e organizado. Para ter um bom trabalho, é fundamental fortalecer a educação e o trabalho em seus vários níveis. O futuro do país está nos jovens”, completou.

Dados apontam que 27% da população total tem mais de 65 anos e para Akira Yamada é um momento muito importante de mobilizar ainda mais as gerações e aumentar o dinamismo entre as sociedades. “A porta está aberta e queremos contar com a participação e integração de várias personalidades incluindo os estrangeiros” afirmou.

visita embaixado japao procerrado 2

(Foto: Carol Ongaratto/Assessoria FPC)

Durante a cerimônia, Akira Yamada também recebeu o relatório, desenvolvido por entidades da sociedade civil, liderados pela Rede Pró Aprendiz, com o objetivo de alertar as grandes nações para as necessidades de políticas loborais juvenis durante reunião do G20 a ser realizada no mês de junho.

“Receber o embaixador do Japão aqui em nossa instituição, prestigiando o trabalho que fazemos, também coroa o trabalho que desenvolvemos no C20 e cela toda a parceria entre os dois países”, celebrou Valdinei Valério, superintendente da Rede Pró Aprendiz

A cerimônia festiva foi acompanhada pelos jovens aprendizes, integrantes do programa de aprendizagem desenvolvido em Goiás. Os aprendizes destacaram a importância do intercâmbio cultural e a ideia de parceria entre os dois países.

“Me chamou a atenção que o Japão é um país que tem bastante influência na educação e o Brasil deveria seguir o exemplo”, opinou o jovem aprendiz, Gustavo Lima.

“Eu achei muito relevante ter participado deste evento porque eu pude conhecer um pouco mais da cultura com o Japão e da parceria entre os países”, destacou a jovem aprendiz, Amanda Silva.

visita embaixador japao fpc carol ongaratto

Jovens acompanham discurso de Akira Yamada sobre a parceria entre os governos do Brasil e Japão (Foto: Carol Ongaratto/Assessoria FPC)

Esporte

Durante o discurso de agradecimento, o embaixador Akira Yamada manifestou-se bastante emocionado com a receptividade desenvolvida pelos jovens aprendizes. Além de destacar a força dos laços humanos entre as nações, Yamada aproveitou para comentar sobre futebol e a preparação japonesa para os Jogos Olímpicos 2020.

“No ano que vem vamos organizar os Jogos Olímpicos em Tóquio e agora estamos em cooperação com o Brasil para compartilhar as experiencias vivida no Rio de Janeiro. Esperamos também que muitos atletas e torcedores visitem o nosso país. Neste ano, temos outra competição muito importante para Brasil e Japão que é a Copa América. Meu sonho é um final entre nós e se este sonho acontecer, eu até cedo a vitória para os brasileiros”, brincou o embaixador.

Se foi surpreendente que o embaixador manifestasse conhecimento e carinho com o esporte brasileiro e as duas principais competição que estão por vir (Jogos Olimpicos e Copa América), em entrevista ao Sistema Sagres, Yamada disse ter inveja do povo goiano e parabenizou por voltar a ter um clube na elite do futebol brasileiro.

“Eu gostaria de deixar uma mensagem ao povo goiano. Parabéns ao acesso do Goiás a Série A do Campeonato Brasileiro. Como eu moro em Brasília, eu invejo o goiano porque em Brasília não temos equipe de primeira divisão”, comentou.

Visita

A agenda de visitas do embaixador, Akira Yamada, começou com encontros com o governador, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Iris de Rezende. Na manhã desta sexta-feira (17), a comitiva do Japão participou da abertura da Pecuária 2019 e encerrou com a visita ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/622577130&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/4qTO_6mJA-w” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}