Empresários poloneses vieram a Goiás para participar do encontro de negócios com empresários goianos. A vinda da missão comercial polonesa é resultado da visita a Polônia do governador Alcides Rodrigues e do presidente Lula no início deste ano. No encontro realizado na Polônia os europeus já demonstravam interesse no mercado de carne, soja, açúcar e etanol, enquanto Goiás pretendia atrair investidores e comprar trigo produzido naquele país.

O assessor técnico do centro internacional de negócios da federação das indústrias do estado de Goiás, Eduardo Meirelles, informou como vai ser o trabalho de intermédio das relações de negócios entre Goiás e Polônia. “Essa idéia de realização de negócios é um segundo plano, o importante é a prospecção de ver se os produtos que os poloneses têm são os mesmos que estão buscando e é isso que vai formatar junto com o centro internacional de negócios para capacitar, treinar os empresários, formar o preço que o empresário vai ter, depende do nível da empresa, disse o assessor.

As empresas polonesas da missão comercial são das áreas de plástico, embalagens para indústria química e de alimentação, biotecnologia médica, peças fundidas para tratores, construção e modernização de estradas, inovação tecnológica e turismo. O empresário goiano que atua no ramo de embalagens em Goiás, Luiz Antônio Nogueira, declarou que são grandes as expectativas de parceria com a comissão comercial polonesa.

O secretário da indústria e comércio do estado de Goiás, Luiz Medeiros explicou as propostas da secretária para os empresários poloneses. “Nós temos alguma coisa a oferecer na área mineral e da agricultura, já a Polônia tem abundância de fertilizantes e o Brasil importa fertilizante, alguns alimentos também podem ser exportados” ressalta o secretário.   

Outros interesses do estado de Goiás incluem troca de conhecimento na industrialização de alimentos, na tecnologia da informação, em biomedicina e técnicas educacionais, além de fortalecer o intercâmbio cultural. Esta é a segunda vez no ano que empresários poloneses vêm a Goiânia em busca de intercâmbio comercial e estreitamento das relações mercantis. Representantes de sete empresas e duas universidades polonesas participaram do encontro de negócios  incluindo a visita ao pólo empresarial de Aparecida de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás.