Na semana da árvore, de 21 a 25 de setembro de 2020, é realizado o 1º Encontro Nacional dos Plantadores de Árvores do Brasil. A proposta é dar visibilidade às diversas iniciativas, sejam de instituições governamentais, acadêmicas, ou não governamentais de ONGs, fundações, institutos, mas sobretudo as iniciativas não formais, realizadas por movimentos, coletivos ambientais, ou mesmo iniciativas individuais, na realização de projetos de plantios de árvores, restauração ecológica, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, plantios de agroflorestas, práticas permaculturais. Estes estão convidados a apresentarem as iniciativas realizadas nos territórios dos biomas brasileiros.

“Idealizamos o evento em um formato que pudesse atender não só a parte técnica mas também as ações e iniciativas de pessoas simples, que gosto de chamar de celebridades anônimas. São pessoas que na sua cidade, bairro, na sua rua, em casa, estão sempre plantando alguma árvore, sempre se envolvendo”, explica o advogado, ambientalista coordenador do Plantio Brasil e organizador da Comissão Nacional dos Plantadores de Árvore, Carlos Humberto de Oliveira.

A primeira parte do evento é reservada a aos chamados relatos de projetos de restauração, preservação, os esforços empreendidos para preservar e/ou restaurar os nossos biomas, inspirando assim inspirar outras pessoas.

“Nós estamos com 25 relatos durante a semana. Em Goiás, teremos um relato nessa semana chamado Planaltina Verde”, afirma, em entrevista ao programa Tom Maior desta segunda-feira (21), Dia da Árvore.

O evento é online e terá três sessões diárias: 1 ) Manhã: Dois relatos de experiências; 2) Tarde: Dois relatos de experiências e 3) Noite: palestras | painéis temáticos. Uma comissão organizadora faz a curadoria dos projetos, a serem apresentados no 1º Encontro Online dos Plantadores de Árvores do Brasil.

O evento é uma realização  dos Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Plantio Brasil, Instituto Arvoredo e ONG’s que cuidam do Meio Ambiente  Nada é mais poderoso do que um sonho coletivo de servir a Mãe Terra. O evento é gratuito.

Confira a programação e a entrevista completa no Tom Maior #102