Eu acho o técnico Enderson Moreira, do Goiás, um baita treinador. Um técnico que não é cozido de preguiça, estudioso, trabalhador, inovador e mais um monte de “or” pela frente, mas algumas coisas me preocupam.
O ser humano quando se torna quase que uma unanimidade, passa a agir como se tudo pudesse. Enderson tem sido elogiado e de maneira justa e merecida pelo seu excelente trabalho a frente do time do Goiás. Conquistou até cuspe a distância e de maneira brilhante. Me refiro ao Goiano de 2012 e o Brasileiro B com acesso fácil e título. Ele precisa tomar cuidado pois sua situação é tão boa e confortável que pode se tornar o zangão que morre afogado no mel.
O Goiás vai precisar bastante de seu trabalho em alto nível agora que começa a Copa do Brasil e o Brasileiro A, e nesse caso o treinador precisa focar no seu trabalho e principalmente fazer aquilo que for melhor para instituição, pois o individual sempre deve estar abaixo do coletivo.
Enderson Moreira tem uns jogadores de sua preferência e é nesse aspecto que quero tocar. Até hoje por mais que eu tente, não vejo razão nenhuma para essa insistência com Eduardo Sacha e Renan Oliveira, principalmente o Sacha. O Goiás deve ter algum garoto na base que merece tanto ou mais oportunidades que “o filho do Xuxa” e ,mesmo assim, Moreira não da essa chance. A impressão que tenho é que ele gosta de revelar jogadores para outros times e não ao Goias, pois nesse período todo não lançou ninguém e trabalha com novos valores que vem de fora e isso está claro.
Enderson Moreira nunca morreu de amores pelo magnífico e extraordinário e o melhor jogador da historia do clube, eleito em pesquisa realizada pela Radio 730, junto aos torcedores do Goiás, o goleiro Harlei. Ultimamente, Moreira tem deixado o goleiro de fora de alguns jogos sob alegação de poupá-lo. Confesso que não acredito muito nisso, não, pois poupar goleiro é algo que não é muito justificável, pois goleiro se pudesse jogaria todos os dias até para apurar os reflexos.
Todo mundo sabe que o goleiro Renan foi uma indicação do treinador e isso está certo. Mas, ano passado, quando o velho Iarley ainda estava por aqui, quando questionado a respeito dos dois, o goleiro e o atacante, ele disse que eles não seriam mais as referências do time, quando naquela época já estava decidido por ele que Iarley não ficaria, e acho que nesse caso ele acertou em cheio, pois o veterano atacante não iria acrescentar nada.
Sendo assim, torço para que o treinador do Goiás não faça nenhuma bobagem mexendo num jogador que ainda joga um futebol de altíssimo nivel, que é o goleiro Harlei, cujo substituto no gol do Goiás seria difícil encontrar hoje no futebol brasileiro. Precisamos do Goiás bem no Brasileiro A e na Copa do Brasil e para isso tudo precisa ser feito de maneira equilibrada e pensada para o bem do Goiás e de sua torcida.