Dois anos depois, Enderson Moreira está de volta à Serrinha. O treinador foi apresentado nessa terça-feira (15) pelo presidente Sérgio Rassi para ser o comandante esmeraldino em 2016, novamente com a missão de disputar uma Série B para reerguer o Verdão. Ele trabalhará ao lado do diretor de futebol Felipe Ximenes, também novidade para o ano que vem. A priori será contrato de um ano, mas há a possibilidade de ser estendido por mais uma temporada.

Na primeira passagem ele chegou como bombeiro. Assumiu o clube em crise em 2011, quase caindo para a Série C, de cara fez um trabalho de recuperação e foi campeão da Segundona no ano seguinte. Em 2013, por muito pouco não classificou o Goiás para a Libertadores. A vaga foi perdida na última rodada do Brasileiro após derrota para o Santos em pleno Serra Dourada. Enderson Moreira comemora o retorno e avisa que espera ter novamente uma passagem vitoriosa:

“Estou muito satisfeito em voltar ao Goiás e agradecido ao presidente pelo convite. Chego com o objetivo de montar uma equipe competitiva, qualificar ao máximo e ao mesmo tempo fazê-la guerreira para honrar o torcedor. Não posso pedir mais paciência aos esmeraldinos, eles já sofreram demais em 2015, agora é hora de resgatá-los”.

E o treinador chega com o discurso arrojado, revelando que não pensa em montar um time apenas esforçado e aguerrido. Ao lado do presidente Sérgio Rassi e do diretor de futebol Felipe Ximenes, Enderson quer já montar uma base com qualidade técnica e que possa se tornar um bom elenco para disputas maiores em 2017:

“Não posso prometer que vamos ser campeões da Série B e ir para a Série A disputar título de cara, mas quando fomos campeões em 2013, tínhamos um time de Série A jogando a Série B. Nomes como o Harlei, Ricardo Goulart, Egídio, Walter, Amaral, Thiago Mendes…Por isso o pensamento é que ano que vem montemos um time que se torne base para disputar a Série A em 2017. Não consigo trabalhar se não for pensando assim”.

Sobre jogadores que estão no elenco atualmente, Enderson fez questão de ressaltar que conta com todos para o início do novo trabalho. O zagueiro Fred e os atacantes Bruno Henrique e Érik estão sofrendo um grande assédio, porém, o técnico avisou que pretende contar com eles, apesar de não se opor a uma venda caso seja vantajosa para o clube.

1EndersonPASSADO X PRESENTE

Mesmo garantindo que o foco está somente nessa nova passagem, Enderson não fugiu das antigas polêmicas e até parecia já ter ido à apresentação preparado para falar sobre elas. A primeira foi sobre a cirurgia que fez antes da decisão contra o Santos no Serra Dourada, onde a derrota custou ao Goiás a perda da vaga na Libertadores. O técnico explicou:

“Naquele ano a frustração para todo mundo, inclusive para mim. Que treinador não quer ir para uma Libertadores? Apesar de ter chegado em 6° lugar com o objetivo sendo ficar entre os 10, ficou um gosto amargo. O Sport comemorou muito esse ano ter chegado nessa posição, mas aqui é visto como demérito”.

“Por muito tempo eu fiquei escutando meu nome ser envolvido nessa questão por conta da cirurgia que eu fiz. Tive um problema grave, que muitos acham que não era. Foi uma lesão cerebral que poderia me deixar em risco, os médicos acharam melhor eu fazer logo porque os médicos não tinham agenda. O próprio Dr. Sérgio Rassi me aconselhou a fazê-la”.

Outro ponto tocado foi a sua relação com Harlei, já que em sua primeira passagem ele foi o responsável por sacar o goleiro do time titular. Enderson se esquivou ao responder se sua chegada só aconteceu por conta da saída de Harlei da direção de futebol, mas disse que nunca teve problemas com o ex-goleiro:

 “Eu falo que nunca tive problema com o Harlei. Se problema for tirar um jogador do time e ele ficar chateado, então eu tive com ele e com dezenas de jogadores. Era necessário no momento tirar ele, havia um jogador no elenco que ultrapassava o Harlei em qualidade técnica. O Harlei foi um excelente jogador, ídolo do clube, muito profissional, mas todos chegam em um limite. Ele foi titular comigo durante dois anos, quando precisou ser trocado eu tive que fazer”.

https://www.youtube.com/watch?v=-bgohMu5H6s