Foto: Arquivo Sagres

Nos últimos dias a Enel inaugurou duas subestações e uma reforma. A distribuidora de energia investiu cerca de 25 milhões de reais em Anápolis, na subestação Santana. A unidade terá capacidade de atender 170 mil beneficiários, de acordo com o responsável pela unidade de alta-tensão da empresa em Goiás, Roberto Vieira.

A subestação instalada em Anápolis deve beneficiar direta e indiretamente a população anapolina. Segundo Roberto, ela alivia as outras três subestações já instaladas na cidade. Além disso, deixa um adicional de energia disponível na região. Isso facilita com que as empresas e clientes de Anápolis possam solicitar suas ligações.

Em entrevista o repórter da Rádio Sagres 730, Rafael Bessa, Roberto Vieira destacou a importância que havia de implementar a nova subestação. “A gente sabe que Anápolis é um polo industrial importante e famoso em todo Brasil pela sua indústria farmacêutica, agronegócio, indústria do agronegócio da região e outros tipos de indústrias. Para isso é importantíssimo e fundamental a disponibilidade de energia. Essa subestação deve garantir essa disponibildade para os próximos.”

A nova obra foi planejada para uma futura ampliação, caso necessário. O terreno está preparado para receber até dois novos transformadores de 33 MVA, mesma capacidade do transformador que está no local hoje.

Além de Anápolis, a Enel também entregou uma nova subestação em Mineiros, no Sudoeste Goiano. Ela teve o mesmo orçamento da instalada em Anápolis, em 25 milhões de reais. A unidade deve beneficiar 27 mil clientes. “O objetivo principal é aumentar a disponibilidade de energia dando capacidade de receber novas empresas na região de Mineiros. Além de dar possibilidade para que o produtor rural aumente sua produção com disponibilidade de energia para fazer isso”, garante.

Roberto Vieira ressaltou também que a demanda reprimida na região foi eliminada e que a partir de agora grades empresas terão energia o suficiente para instalarem suas estruturas na região. “A gente deixou uma disponibilidade de energia adicional para poder fazer frente ao crescimento da região de mineiros nos próximos anos”, afirma.

O responsável de unidade de alta-tensão da Enel em Goiás, Roberto Vieira, ainda falou de outras entregas que a empresa pretende fazer nos próximos 3 anos. “Nós vamos entregar para a população de Goiás 17 novas subestações. Além delas, vamos fazer 130 ampliações de subestações. Quando falo de ampliações é modernizar totalmente essas instalações colocando tecnologia de ponta. O sistema que operamos hoje, que é um sistema oriundo da antiga empresa controladora, ficou com a sua tecnologia muito defasada.”

Há algum tempo o governador Ronaldo Caiado vem demonstrando desconforto ao serviço prestado pela Enel. E foi retrucado pelo diretor de Infraestrutura da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, que disse que a empresa precisava de mais tempo para solucionar o fornecimento de energia elétrica em Goiás, e afirmou que a companhia trabalha constantemente para elevar a qualidade do serviço.

Antes das entregas das novas subestações de Anápolis e Mineiros, a Enel já havia concluído neste mês a reforma da unidade de Trindade. Para este ano a distribuidora de Energia, ainda promete a ampliação da subestação de Caldas Novas e, no início do ano que vem, a inauguração de mais uma unidade em Niquelândia.

*Com reportagem de Rafael Bessa