A Enel iniciou nesta segunda-feira (6) a troca dos medidores de energia por aparelhos mais modernos. Segundo a empresa, até 30 de setembro 3.900 equipamentos de 11 bairros da capital devem ser substituídos pelo modelo inteligente.

Em entrevista ao repórter Rafael Bessa, o responsável pelos serviços comerciais da Enel, Marlon Torres Pereira, disse que os consumidores estão sendo avisados da mudança por meio de SMS, e-mails e panfletos informativos.

Folheto informativo distribuído pela Enel (Foto:Rafael Bessa)

Marlon Pereira destaca que a inovação não deve adicionar custos ao cliente, mas também não trará redução no valor da energia. Segundo ele, o objetivo é facilitar a prestação de serviços. “O medidor possui uma tecnologia que permite coletar, monitorar e comandar a rede elétrica a distância”, explica.

O medidor inteligente vai permitir que toda leitura seja feita de forma remota, além de garantir o monitoramento na qualidade da energia naquele ponto. “Se houver uma queda de tensão ou a falta de energia, por exemplo, esse medidor vai identificar e informar nosso centro de monitoramento de medição”, ressalta.

Os novos aparelhos estão em fase de teste e avaliação. “A partir de outubro a gente começa a trabalhar de forma remota e tendo sucesso nós começaremos o planejamento para substituir o restante dos medidores nos próximos anos”, revela.

*Reportagem de Rafael Bessa