Entenda como funciona a eleição da OAB-GO

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OAB-GO) será realizada no dia 19 de novembro de 2021, entre 9h e 17h, no Centro de Convenções de Goiânia. Nas chapas, são 49 conselheiros seccionais, sendo cinco titulares da Diretoria e 49 suplentes. Três conselheiros federais titulares e três suplentes, cinco membros para a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Goiás (Casag) e cinco diretores adjuntos. Já nas subseções, as chapas contam com o presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e diretor-tesoureiro.

Na disputa temos a primeira chapa inscrita, “Muda OAB”, do líder Pedro Paulo Guerra Medeiros, advogado criminalista e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Da chapa “Compromisso OAB” temos o advogado Rafael Lara Martins, conselheiro federal, diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA) e professor.

Já a Valentina Jugmann, da chapa “OAB para Tod@s”, é procuradora do Estado de Goiás, mestre e doutora em Direito, e professora universitária.

E da chapa “Ordem Unida”, Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira é advogado e professor universitário. Atualmente, é professor do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia, presidente da Fortioli Assessoria Empresarial LTDA e consultor.

Votação

Conforme o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, para participar da votação, os advogados têm que regularizar a situação financeira perante a Tesouraria da OAB.

No momento da votação, será necessário apresentar o cartão ou a Carteira de Identidade Profissional, inclusive digital, ou Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho ou Passaporte.

O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB-GO, sob pena de multa no valor equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito que deverá ser apresentada no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data do pleito.