Entenda para que serve o IPVA e conheça os prazos e valores para pagamento do imposto em Goiás 

Se você possui um veículo sabe que início de ano é hora pagar ou começar a se organizar para a quitação do IPVA – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Obrigatório para proprietários de veículos, ele deve ser pago anualmente e em geral é cobrado já no mês de janeiro.  

O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o Governo da região onde o carro está registrado. Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios. O IPVA nasceu em 1985 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já em 1986, ele se espalhou pelo país e cada estado passou a definir sua própria alíquota de cobrança. Esse imposto surgiu para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU). 

A TRU era cobrada nacionalmente, ou seja, era de responsabilidade federal e foi criada em 1969. Pela lei, o dinheiro arrecadado pela prefeitura deve ser investido nas ruas e avenidas da cidade onde o veículo está registrado. Já o governo estadual foca na manutenção e recuperação de rodovias.

IPVA 2024 em Goiás 

A Secretaria de Estado da Economia de Goiás divulgou o calendário de pagamento do IPVA e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados de 2024. O prazo para quitar o imposto começa no dia 8 de janeiro e para o pagamento à vista em uma única parcela está previsto o desconto de 7%.  

Para as placas de final 1 e 2 o IPVA pode ser pago em até 9 vezes. O parcelamento chega até 10 vezes para as placas finais 3 a 0. O pagamento também pode ser feito à vista, em uma única parcela entre 8 e 19 de janeiro. O boleto deve ser emitido pelo aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ou no Vapt-Vupt. O novo calendário está disponível no site http://www.economia.go.gov.br. A tabela Fipe, usada pelo governo para checar o valor venal dos veículos usados, teve redução em média de 2,78%.

Descontos 

Quem é cadastrado na Nota Fiscal Goiana pode receber também até 10% de desconto no IPVA. Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas têm redução de 50% no IPVA se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia. 

O Governo de Goiás não cobra IPVA de veículos a partir de 15 anos de uso e concede isenção para PcD (Pessoas com Deficiência), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, assim como para veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana, além de redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: