Foi de última hora o acordo para transmissão dos jogos do Campeonato Goiano pela TV Anhanguera, única emissora que realmente mostrou interesse na cobertura dos jogos na TV Aberta. Não foi um bom acordo do ponto de vista financeiro para os clubes, porém excelente em visibilidade a partir do momento do risco do campeonato não ter transmissão.

Ah… Mas tem a internet.

Sou uma das pessoas que tenho consumido bastante conteúdo através da rede mundial de computadores. Só que essa é a minha realidade e de muitas outras pessoas. Só que a maioria ainda tem a televisão aberta como opção e principalmente como preferência. Quem trabalha no marketing dos clubes têm esse entendimento e reconhecem o impacto que tem essa mídia. Desconsiderar essa realidade é abrir mão de dinheiro.

No acordo entre clubes e TV Anhanguera para o Goianão 2022, não teve pagamento pelos direitos de transmissão como nas temporadas anteriores. No contrato Atlético, Goiás e Vila Nova tiveram direito a uma cota de publicidade durante a cobertura dos jogos.

Até agora nenhum clube conseguiu sucesso na comercialização. Existem cláusulas no acordo em que fica vetada a negociação com empresas de fora do Estado ou que possuam agência de publicidade também fora de Goiás. Isso limita o campo de abrangência para fechamento de um contrato. Essa é a dificuldade reclamada pelo Vila Nova Futebol Clube.

Murilo Reis, diretor de marketing do Tigrão, concedeu entrevista ao repórter Alex Rodrigues da Radio CBN e disse que com esses moldes de contrato, não vai existir acordo no próximo ano. “Pensamos que seria de uma forma na negociação e depois vieram os empecilhos. A TV Anhanguera bloqueou uma série de seguimentos. Várias situações que travaram não só o Vila Nova, mas os demais. Isso foi nos informado em um prazo muito curto e demorando demais para acertar a negociação com a televisão”.

Opinião

Já estamos no segundo turno do Campeonato Goiano e será difícil algum clube fechar um bom patrocínio, como também é difícil para televisão buscar grandes parceiros. O mercado publicitário trabalho com planejamento e esse foi o grande problema. Faltando dez dias para bola rolar e não era certo a transmissão dos jogos.

Fica o aprendizado. Para o ano que vem, é preciso negociar agora. Quem chega primeiro bebe água limpa.

Aprender utilizar a ‘Lei do Mandante’ é outra saída. O Vila Nova foi um dos clube que levantou essa bandeira. Com ela na mão, precisa começar a tremular.