Sagres em OFF
Rubens Salomão

Equatorial assume Celg-D em janeiro e busca setor produtivo para definir prioridades

Depois do último passo dado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa equatorial assume em janeiro o serviço e concessão para distribuição de energia elétrica em Goiás. A empresa terá comando regional do ex-presidente da Celg GT (Geração e Transmissão), o goiano Lener Jayme, que deixou a direção da Equatorial no Piauí para participar da transição de gestão junto à italiana Enel. A empresa busca reuniões com o governo estadual e com empresários para definir as prioridades.

“Iremos agora fazer toda essa interação e a própria Equatorial já nos solicitou algumas reuniões com o setor produtivo para ter acesso às principais reclamações dos consumidores para planejar essa prioridade de ações”, relata o secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. As demandas do setor produtivo têm mostrado o entrave à instalação ou ampliação de empreendimentos em Goiás e a Equatorial assume com a meta principal de reduzir a duração das quedas de energia.

Para isso, terá atuação de fiscalização mais branda da Aneel, de acordo com os termos aprovados na reunião da diretoria da agência nesta terça-feira (06). O eventual descumprimento do contrato não poderá acarretar processo de caducidade (perda da concessão), pelo prazo de três anos. Além disso, a Aneel garante “fiscalização com caráter orientativo no primeiro ano”, com aplicação de “eventuais penalidades nos casos de descumprimento de determinações feitas pela Aneel”.

Valores

A nova distribuidora em Goiás ainda não tem a definição de valores a serem investidos na rede, mas tem dado garantias de que os avanços ocorrerão. “Disseram que não há limitação de investimentos e recursos para o estado”, conta Adriano da Rocha Lima.

Retrospecto

O secretário ainda considera que “eles têm o histórico positivo de recuperar empresas com situação de qualidade ruim. Vamos ver se isso se repete em Goiás e temos que acompanhar de perto e cobrar aqui”.

Legislativo

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que pretende aumentar o número de vereadores dos atuais 35 para 39. A matéria atualiza o número de gabinetes com base na “contagem oficial da população, por órgão competente do governo federal”.

Validade

A intenção do texto é aumentar a quantidade de vereadores exatamente para a próxima legislatura, de 2025 a 2028, o que afeta diretamente os interesses dos atuais parlamentares, que deverão buscar a reeleição.

Votação

A emenda à Lei Orgânica foi aprovada por unanimidade dos 29 presentes na sessão ordinária desta terça-feira (06). O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno no plenário, com intervalo mínimo de dez dias corridos entre as duas votações.

Foto: Vereador Anselmo Pereira no plenário da Câmara de Goiânia. (Crédito: Mariana Capeletti/Divulgação)

Há golpe?

O líder do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na Câmara dos Vereadores, Anselmo Pereira (MDB), rebateu qualquer possibilidade de impeachment do chefe do executivo municipal durante esta gestão. Ele alegou que o prefeito tem base sólida e criticou as movimentações de parlamentares que consideram derrubá-lo do cargo.

Nada a ver

“Eu penso que os questionamentos nem são jurídicos. São políticos. A necessidade de grupos que querem estar no poder, mas a melhor forma de estar no poder não é no tapetão, a melhor forma de chegar ao poder é no voto”, disse Anselmo ao Diário de Goiás.

Interesses

“Essa maneira de ganhar o poder no tapetão, é muito ruim. Ao meu entender, tem interesses escusos neste assunto”, disse.

ricardo de aquino salles

Bolsonarista

Ex-ministro do Meio Ambiente durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal eleito Ricardo Salles (PL-SP) participará, na quinta-feira (08/12), do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal), que ocorre presencialmente depois de dois anos na modalidade virtual.

Participações

O Enacal também contará com palestras do deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner (MDB), do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo de Miranda e Rafael Nunes.

Pauta

O evento gratuito, que será realizado no Castro’s Park Hotel das 8h30 às 17h30, é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivas dos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sincal) e da Associação dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.