Nas últimas semanas um movimento chama a atenção dos internautas. Famosos como Anitta, Whindersson Nunes, Bruna Marquezine e Taís Araújo fizeram postagens em suas redes sociais falando sobre a importância do título de eleitor. E esse assunto virou pauta de artistas internacionais também. Até o ator americano Mark Ruffalo, conhecido por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, fez uma publicação direcionada aos jovens brasileiros de 16 a 18 anos que ainda não fizeram o título.

Em março, o Brasil ganhou mais de 445 mil jovens eleitores, que se habilitaram para votar nas Eleições de 2022. Os números retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens. Por isso, o Cinemateca Sagres desta semana traz uma lista de filmes para demonstrar a importância da democracia e do voto consciente.

https://youtube.com/watch?v=hHe8wbeNz60

Frost Nixon

Nosso primeiro destaque é para quem curte acompanhar entrevistas com candidatos presidenciáveis. O longa Frost e Nixon traz uma história relacionada ao escândalo de Watergate.

Cinco homens invadem o escritório do partido democrata para grampear telefones e usar as informações coletadas para fins de chantagem política. O esquema veio a publico e o caso culminou na renúncia do presidente Nixon, que havia ordenado o ataque.

Para o filme, o apresentador David Frost aceitou o desafio de entrevistar o ex-presidente, e o longa retrata os bastidores da conferência em que Nixon afirma que presidentes estão acima da lei.

Era dos Gigantes

Nosso segundo destaque é um documentário que debate a política externa brasileira no início do século 21. A produção retrata o confronto entre os principais personagens da política externa de Lula, seus opositores, analistas e opinião pública na era das redes sociais. O documentário conta com entrevistas, pesquisa de notícias e imagens de arquivo. Além disso, o filme tende a questionar se a política externa do presidente Lula defendia os interesses do seu partido ou os interesses do Brasil.