Na área da Saúde, quem tem a competência para ordenar a formação acadêmica nos municípios é o Sistema Único de Saúde (SUS), disse o secretário Alessandro Magalhães (Foto: Divulgação)
O Ministério da Saúde propôs que a Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia (EMSP), uma instituição voltada para a formação dos trabalhadores da saúde e que faz o acompanhamento dos processos educativos nas unidades de saúde do município, oferte cursos de pós-graduação lato sensu. A notícia foi divulgada pela administração da cidade e comemorada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Este é mais um passo importante para Aparecida no âmbito da Educação em Saúde. Ofertar esses cursos de especialização são, não apenas um grande avanço, mas também um reconhecimento dos esforços em fazer da EMSP uma verdadeira referência em qualidade”, disse o secretário, Alessandro Magalhães.
Para Magalhães, outro motivo para celebrar é que a competência para ordenar a formação acadêmica nos municípios é o Sistema Único de Saúde (SUS). A EMSP foi escolhida junto com outras 18 escolas municipais do país, em um projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (Cepesc) do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), que tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) – um organismo internacional de saúde pública, que faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e também da Organização das Nações Unidas (ONU).
As entidades envolvidas no projeto mapearam as escolas pelos sites das secretarias estaduais e municipais de saúde e identificaram pontos como: características organizacionais, gerenciais e pedagógicas. Depois disso, fizeram relatório apontando o que precisa ser alterado para tornar o serviço mais transparente.
Implantação
Uma comitiva do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e de outras instituições do projeto deve passar 10 dias em Aparecida de Goiânia, para mapear, acompanhar e analisar o que a cidade promove na área da Educação em Saúde. Segundo a Prefeitura do município, a visita ocorrerá no início de fevereiro.
A coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia, Ana Valéria dos Santos Barroso, revelou o primeiro curso que pode ser implantado. “O primeiro curso de especialização que estamos pensando em desenvolver é o de Avaliação em Saúde”, disse. A gestora afirmou que é um grande orgulho que cursos de pós-graduação lato sensu sejam ministrados na Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida e “sob os olhares de instâncias internacionalmente reconhecidas, como a Organização Pan-Americana de Saúde”.













