Uma ação sustentável permitiu que escolas de Anápolis arrecadassem mais de cinco toneladas de tampinhas plásticas, impedindo que sejam descartadas no meio ambiente. O material será vendido para empresas de reciclagem e a verba destinada para a aquisição de cadeiras de rodas, que serão entregues para pessoas com deficiência física pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, além do uso em escolas municipais por alunos com deficiência física e também em unidades básicas de saúde de Anápolis.

O projeto fez parte da 2ª edição do Tampamania, encerrado na última semana, que premiou as escolas que mais arrecadaram com kits de livros infantis e guloseimas, além de 12 tablets novos, sendo dois para cada instituição campeã, um para o uso interno e outro para o aluno que mais levou tampinhas.

Na categoria escolas municipais, a campeã foi a Rosevir de Ribeiro Paiva, com a arrecadação de 556,2 quilos de tampinhas. A Clovis Guerra ocupou o 2º lugar, com 470,5 quilos e em 3º lugar a Santo Antônio, com 448,5 quilos. Entre os CMEIs e CEIs, o campeão foi o CMEI José Epaminondas Roriz com 418,5 quilos. O 2º lugar ficou com o CMEI Professora Célia Maria Rocha Malta, com 260,6 quilos e o 3º lugar com o CMEI Carlos Drummond com 118,1 quilos.

Em 2021, mais de quatro toneladas de tampas plásticas foram convertidas em 12 cadeiras de rodas novas. Vale ressaltar que a ação é do Rotary Club, em parceria com o programa Voluntários de Coração, que é realizada nas unidades escolares em parceria com a Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, Secretaria de Educação e ainda Secretaria de Meio Ambiente de Anápolis.

“Conheci esse projeto em 2013, e fico emocionado em ver um montante de cinco toneladas de tampinhas plásticas lembrando daquelas poucas tampinhas do começo do projeto na cidade, fico grato pela parceria. Participando dessa premiação eu gostaria de dizer para quem não ganhou o prêmio que, juntos, tiramos milhões de tampinhas do meio ambiente, que serão vendidas e ajudarão a transformar a vida de pessoas através das cadeiras de rodas. Esse é o verdadeiro prêmio”, concluiu o presidente do Rotary Club Anápolis, Willyan Sabino.

Leia mais: